top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Peter Gabriel lança o Bright-Side Mix da faixa-título de seu próximo álbum, “i/o”

Na lua cheia de quinta-feira, 6 de abril, Peter Gabriel lança o Bright-Side Mix da faixa-título de seu próximo álbum, “i/o”.



Composta e produzida por Peter Gabriel, “i/o” foi gravada essencialmente nos Real World Studios, in Wiltshire, e no The Beehive, em Londres, Inglaterra. A canção tem participação do Soweto Gospel Choir, que foi gravado High Seas Studios in South Africa.

“Este mês, a canção é ‘i/o’; ‘i/o’ significa entrada/saída (input/output, em inglês). Você vê isso escrito na parte de trás de muitos equipamentos elétricos, o que gerou em mim algumas idéias sobre as coisas que colocamos e retiramos de nós mesmos, de forma física e não física. Esse foi o ponto de partida, depois foi tentar falar sobre a interconectividade de tudo. Quanto mais velho fico, provavelmente não fico mais inteligente, mas aprendi algumas coisas. Faz muito sentido pra mim que não sejmos essas ilhas independentes que gostamos de pensar que somos, somos parte de um todo. Se pudermos nos ver como indivíduos mais conectados e ainda assim confusos, mas parte de um todo, então talvez haja algo a aprender...”, explica Peter Gabriel.

Conhecido há um bom tempo nos círculos de fãs como potencial título do álbum, “i/o” agora é o nome do projeto atual, do álbum e da próxima turnê. Como conta Gabriel: “Já faz muito tempo que circula como o título para este projeto. Sempre soube que ia escrever uma canção chamada ‘i/o’, mas o título veio primeiro”.

“i/o” apresenta Gabriel trabalhando novamente com o Soweto Gospel Choir, com quem ele se apresentou duas vezes na África do Sul, em eventos para Nelson Mandela e o Bispo Desmond Tutu. Juntos, cantor e o coral sul-africano lançaram em 2008 a canção “Down to Earth”, gravada para a trilha do desenho “Wall-E”.



“Nem sempre ouvi o Soweto Gospel Choir nesta música, mas, todas as vezes em que trabalhei com eles, foi sempre fantástico. Você consegue sentir a energia sempre que eles cantam numa gravação. Na música que fiz para ‘Wall-E’, é pura felicidade. Pega você no coração.”, comenta Peter Gabriel.

Seguindo a ideia de trabalhar com um artista diferente para cada lançamento de música, a faixa deste mês é acompanhada por uma imagem de capa com o trabalho de Olafur Eliasson, artista islandês que Gabriel conheceu a partir do seu Little Sun Project.

“Olafur Eliasson é um artista extraordinário que, em muitos aspectos, eu acho que é o rei da luz. Muito do seu trabalho tem a ver com a luz e com a natureza, e eu realmente senti que para esta canção em particular ele seria absolutamente perfeito. Fiquei encantado quando ele disse sim. Esta peça é chamada de ‘Color Experiment no. 114’, é de 2022. Acho que Olafur é uma mistura entre artista, cientista e mágico. Ele sempre tem uma missão, algo a dizer sobre o mundo, a natureza, a luz e nossa experiência com ela, algo que nos ajuda a reconsiderar o modo como interagimos com o ambiente”, comenta Gabriel.

Assim como os dois lançamentos anteriores na lua cheia, “i/o” virá com diferentes abordagens de mixagem: a de Mark ‘Spike’ Stent (Bright-Side Mix) sai em 6 de abril. As de Tchad Blake (Dark-Side Mix) e Hans-Martin Buff's Atmos mix (In-Side Mix) serão lançadas no final do mês.

Comentarios


bottom of page