A MTV Brasil marcou uma geração de adolescentes com sua programação juvenil, cheia de clipes de bandas de rock e programas engraçados. Aliás, quem não sonhou em ser um VJ da emissora em algum momento?
Gastão Moreira é jornalista e ex-VJ da antiga MTV Brasil, onde ganhou fama na televisão nos anos 1990. Atualmente, trabalha com seu canal no YouTube, o KazaGastão.
Ele foi convidado a visitar o acervo da emissora, em Cotia (SP), que contém mais de 32 mil fitas arquivadas da antiga MTV Brasil.

Gastão se encontrou com Samuel, responsável pelos acervos da editora Abril. Ele deu detalhes sobre como funciona o processo de armazenamento, digitalização e reprodução dos materiais, que ficou indisponível desde o fechamento da emissora, em 2013.
"Desde 2013, quando a MTV como a gente conhecia fechoas portas, esse material não ficou disponível em lugar nenhum. Tem um pouco de questão jurídica, mas também algo de deixar o material guardado. Isso não só com o acervo da MTV, mas também com todos os da Abril"
Um terço do acervo é dedicado à antiga emissora que fez tanto sucesso. O conteúdo vai dos anos 90, quando começou a MTV Brasil, até o seu último dia no ar.
Por alguns anos, um boato de que o acervo da emissora havia se perdido com o tempo ganhou força. Por mais que seja mentira, a afirmação quase virou verdade.
"Precisamos agradecer muito o Valter Pascotto (Diretor Executivo da Abril). Quando o prédio da MTV foi entregue em 2013, o acervo precisava ser retirado e não foi. Ele ficou por lá. O Valter seguiu trabalhando no prédio e sem remuneração, cuidou do acervo por seis anos", afirmou.
Quer entender mais sobre como funciona o acervo? Veja aqui no vídeo do Gastão Moreira visitando!