Independentes há mais de 15 anos, Chitãozinho & Xororó relembram criação de selo: "Percebemos que o digital estava chegando"
- Guilherme Moro
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Chitãozinho & Xororó relembraram a decisão de criar o próprio selo, a Evidências Music, entre 2007 e 2008, após 17 anos de trajetória na Polygram, que depois foi incorporada pela Universal Music. No total, foram 14 álbuns lançados pela antiga gravadora além de dois DVD's. Segundo Chitãozinho, a mudança foi consequência do cenário vivido pela indústria fonográfica na transição do analógico para o digital. Na época, somente no primeiro semestre de 2008 foram apreendidos cerca de 11 milhões de mídias piratas (CDs e DVDs, com ou sem conteúdo).
“Nós percebemos que o digital estava chegando muito forte e que as gravadoras sofreram muito quando saiu do analógico para digital e elas tiveram uma baixa de produção muito grande. Então, artistas, basicamente todos eles, começaram a produzir o seu próprio trabalho. E foi assim que nós instituímos o nosso selo Evidências, e deu muito certo, estamos trabalhando assim até hoje”, afirmou.

O primeiro álbum atuando de forma independente foi "Grandes Clássicos Sertanejos Ao Vivo", que rendeu à dupla o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Raízes Brasileiras/Regional. De lá para cá foram três álbuns, um EP e seis DVDs ao vivo. Durante este tempo, eles firmaram acordo com gravadoras para distribuição dos álbuns, como EMI, Som Livre, Radar Records, além da própria Universal.
Xororó destacou que a decisão também deu mais autonomia ao trabalho da dupla, que passou a lançar discos mais espaçados, ao invés de álbuns inéditos em todos os anos.
“É legal ter a liberdade de lançar o projeto, seja um álbum ou qualquer espécie de projeto, do que ficar limitado a um por ano, aquela obrigação de fazer. Essa liberdade de poder criar à vontade, uma, duas, três, quantas músicas a gente quiser e lançar, isso não tem dinheiro que pague. Todo artista, quando chega nesse patamar, acho que é o mais importante da história de cada artista”, completou.
O selo Evidências Music marcou uma nova etapa na carreira dos sertanejos, que puderam controlar o ritmo de lançamentos, definir estratégias próprias e se adaptar às mudanças do mercado. Desde então, a dupla segue utilizando a estrutura para seus projetos fonográficos e audiovisuais.