Fernando Deluqui relembra recusa do RPM em ter música em Vale Tudo: “Foi um erro enorme”
- Redação do Música Boa

- 5 de set.
- 2 min de leitura
Em recente entrevista ao podcast Corredor 5, o guitarrista Fernando Deluqui, do RPM, revisitou um dos episódios mais curiosos da carreira da banda: a recusa em permitir que a música Partners, do álbum Quatro Coiotes (1988), fosse tema da novela Vale Tudo, um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira.
Segundo Deluqui, a oportunidade surgiu por meio do diretor Dennis Carvalho, que na época era amigo do grupo e havia dirigido o show do Quatro Coiotes. O convite partiu durante um jantar com Carvalho e o autor Gilberto Braga, ambos interessados em incluir a faixa na trilha sonora da novela.
“Eles já conheciam o disco, o show já estava na estrada. Eles queriam Partners para ser tema da novela Vale Tudo, que foi uma das cinco maiores da história do Brasil. E nós negamos. Por quê? Porque a gente estava nessa de negar o sucesso. ‘Não! Tema de novela? Jamais!’”, relembrou o guitarrista.

Deluqui reconheceu que a postura da banda foi “indelicada” e marcada por um certo espírito de rebeldia.
“Nós fomos extremamente mal-educados. Peço desculpas pros dois ao vivo agora aqui, pro Dennis Carvalho e Gilberto Braga. Passou muito tempo, mas eu nunca encontrei com eles pra pedir desculpas. Se alguém puder transmitir… transmita porque realmente foi um erro enorme”, desabafou.
O guitarrista ressaltou que, embora a recusa não tenha afetado o sucesso da novela, que se tornou um marco da dramaturgia nacional, representou uma oportunidade perdida para o grupo, que não conseguiu embalar o álbum e terminou menos de um ano depois.
“Eles não precisavam da gente, tanto é que a novela foi o maior sucesso. Mas a gente precisava muito deles, e a gente esnobou e se deu mal”.
O álbum Quatro Coiotes e a fase turbulenta do RPM
Lançado em 1988, Quatro Coiotes foi o segundo álbum de estúdio do RPM, sucedendo o fenômeno Rádio Pirata ao Vivo (1986), que vendeu milhões de cópias e transformou a banda em um dos maiores nomes do rock nacional. O disco, porém, veio em meio a tensões internas e a uma pressão gigantesca por repetir o êxito anterior.








