Nirvana: a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
- Helton Grunge

- há 2 horas
- 2 min de leitura
O Nirvana foi uma das maiores bandas de Rock dos anos 90 e de todos os tempos, sendo um grupo que marcou história na música abrindo espaço para toda uma boa geração de Rock Alternativo que surgiu entre o fim dos anos 80 e início dos anos 90. A marca da banda foi a presença de Kurt Cobain, sendo icônico e excêntrico desde sua forma de compor até sua forma de dar entrevistas e de se portar no palco.

Mas, além disso, o líder da banda sempre foi ousado em suas escolhas. Uma delas foi no icônico Unplugged MTV, gravado pelo Nirvana no final de 1993 e se tornando um enorme sucesso para a banda e para a emissora de TV.
A MTV queria o Nirvana para seu produto chamado Unplugged, um formato que era recém criado na época e que estava trazendo muito retorno para a MTV e também para as bandas. Sabendo que a banda de Kurt Cobain sempre dependeu das guitarras distorcidas para trabalhar seu som, eles sabiam que não seria fácil convencer o grupo a participar. Mas, a banda, com o lançamento do Nevermind (1991), tornou-se um dos maiores nomes da geração, então a emissora sabia que seria um sucesso e que tinha que convencer o Nirvana a participar.
Com isso, a emissora acabou aceitando todas as condições impostas pela banda. Além de não querer palpite no repertório e de não querer repetir nenhuma música, a banda ainda exigiu convidados especiais. A MTV ficou feliz com isso, mas mal ela sabia que Kurt não estava pensando em um dueto aclamado com Eddie Vedder ou Chris Cornell, mas que iria chamar a desconhecida banda Meat Puppets.
O canal Blog do Helton Grunge resumiu bem essa situação. Clique abaixo e confira!
Os Meat Puppets são uma banda de Rock Alternativo que se encaixaram naquela cena Grunge do início dos anos 90. Na época, a banda tinha público no underground, mas era desconhecida do grande público. Com um repertório cheio de releituras para o unplugged, o Nirvana convidou seus amigos da desconhecida banda para apresentarem juntos três músicas: Lake of Fire, Plateau e Oh Me.
As três músicas fazem parte do repertório dos Meat Puppets e ficaram muito boas no Unplugged in New York do Nirvana. A emissora chegou a ficar apreensiva com a recepção do público, não só por essas três músicas, mas também pela escolha total do repertório feita por Kurt Cobain.
De qualquer forma, o show acabou sendo marcante e provou que a banda fez uma boa escolha, tornando-se um dos acústicos mais vendidos e mais aclamados de todos os tempos, mesmo com a ousadia de Kurt Cobain.







