O TendaLab chega à 9ª edição e se consagra como um dos principais festivais de música do Espírito Santo. O lineup vai reunir grandes nomes da música contemporânea brasileira, com artistas consagrados e talentos da nova geração. Confirmado para os dias 26 e 27 de julho, sexta e sábado, às 19h, o TendaLab vai ocupar o campus da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, em Vitória.
A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com curadoria e direção de Lucia Caus e patrocínio do Instituto Cultural Vale. Toda programação é gratuita.
De gêneros musicais e diferentes gerações, onze atrações foram divulgadas para o público: André Prando, Aurora Gordon, DJ Karolla, DJ Zappie, Festa Sintonia (DJ KL Jay, DJ Ajamu e DJ Will), Filipe Catto, Fundo de Quintal, Macucos, Mart’nália, Odair José e Roberta de Razão e ainda atração nacional a ser anunciada. “A nona edição do TendaLab marca o crescimento do festival. A curadoria do evento tem o objetivo de, a cada nova edição, levar ao público diversas expressões artísticas com músicos de diferentes gerações e estados, representando a força da música popular brasileira. A seleção de artistas que produzem no Espírito Santo mostrando a força da cena autoral do nosso estado com artistas que extrapolam as nossas fronteiras com seu talento”, afirma Lucia Caus.
Atrações
A 9ª edição do TendaLab vai apresentar uma programação musical diversa, que vai colocar todo mundo pra cantar, dançar e se emocionar. Tudo isso, em um espaço que faz parte da história cultural do capixaba: a Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. A programação do festival faz um passeio por diferentes estilos musicais como o samba, o rock, o pop, a MPB, o reggae e a música eletrônica, sendo um recorte da produção musical contemporânea, além de uma janela para os artistas que produzem no Espírito Santo.
Entre as novidades, André Prando e Roberta de Razão lançam seus novos trabalhos no TendaLab. Prando traz para a cena as canções de Iririu, seu terceiro registro de estúdio, em que passeia por outros estilos musicais, como o reggae e o forró. Roberta de Razão, vai incendiar o palco com as canções de Mais Forte Que Trovão, seu primeiro álbum, em que flerta com o punk, o brega e outras coisinhas mais para falar de amor e vivências do cotidiano.
Comemorando 25 anos de estrada, o Macucos traz o reggae para o evento em apresentação que marca o lançamento do registro audiovisual de seus grandes sucessos como Além do Mar, canção que tem aproximadamente 2,5 milhões de plays na plataforma Spotify; e Haverá, um dos clássicos da banda. Outro destaque da cena capixaba é Aurora Gordon. A banda, idealizada e dirigida pelo músico e produtor Murilo Abreu, revisita o legado inédito de importantes artistas da cena da contracultura capixaba, como Afonso Abreu e Aprígio Lyrio.
Quem também pede passagem é o samba. Com mais de 45 anos de história, o Fundo de Quintal é uma das maiores referências do gênero. No repertório, clássicos como O Show Tem Que Continuar e Lucidez, prometem uma apresentação vibrante e emocionante. Quem também vai passar a carreira a limpo é Mart’nália, que traz para o festival um show que reúne seus grandes sucessos lançados ao longo de quase quatro décadas. No repertório, não vão faltar sucessos como Cabide e Chega, além de canções do seu pai Martinho da Vila, e outros bambas do samba como Vinicius de Moraes e Chico Buarque.
Depois de mais de 20 anos sem se apresentar em Vitória, Odair José traz para o festival seus maiores sucessos. Com uma carreira repleta de composições autênticas e de muita personalidade, o cantor vai emocionar a plateia com grandes sucessos como Vou Tirar Você Desse Lugar, A Noite Mais Linda do Mundo e Cadê Você. Com um dos trabalhos mais elogiados de 2023, a cantora Filipe Catto apresenta o show Belezas São Coisas Acesas por Dentro, em que promove uma celebração do repertório de Gal Costa. Sem cair em clichês, a artista resgata músicas clássicas e outras lançadas nos últimos anos de vida da cantora baiana em um show com energia rock.