• Guilherme Moro

Entrevista: Preto no Branco e Trilo mostram toda a versatilidade da música gospel

Quando se mistura religião e música de qualidade, logo pensamos em Preto no Branco, um dos grupos pioneiros quando se fala em canções religiosas. O grupo lançou na última sexta (18) o single “O Desenhista”, ao lado do grupo Trilo. A música, que traz uma levada samba rock, contou com a produção musical de Abee.



Não é só a sonoridade que está diferente, o clipe é multicolorido e cheio de vida, trazendo uma atmosfera positiva e dançante para este novo trabalho. Salomão do Trilo, em parceria com Gabriel Bulian, assinaram a autoria da música, que fala sobre a amor e acolhimento às diferenças, temas de suma importância no atual cenário terrestre.


“Eu e o Gabriel Bulian nos focamos em fazer uma música jovem, preta e atual. A brasilidade está em tudo o que eu faço, o que é muito natural para mim. Nosso grande desafio foi reunir tudo isso em uma letra que exalte, sobretudo, ao Senhor e nos edifique. A mensagem dessa música é que o amor em nós precisa se sobrepor às diferenças. A maior referência e influência musical para esta composição foi um mergulho de pesquisa no trabalho do próprio PNB”, afirmou Salomão.


“Quando ouvimos essa canção, além de toda alegria que ela carrega por si, é de pluralidade. Ela tem essa conotação de samba, mas ela tem um groove muito bom e ao mesmo tempo um balanço. A letra colabora como o arranjo e vice-versa. Ela fala sobre como todos nós somos diferentes apesar de sermos criados pelo mesmo desenhista, aos olhos dele, ao lápis dele. Todos fomos feitos pela imagem e semelhança de Deus e ele nos fez diferente propositalmente”, disseram os integrantes do Preto no Branco.



Um dos principais grupos gospel do país, o Preto no Branco tem hoje mais de 3.6 milhões de seguidores no YouTube, plataforma na qual o grupo já ultrapassou a marca de mais de 1.2 bilhão de visualizações em seu canal oficial. No Spotify, a banda soma hoje mais de 1.4 milhão de ouvintes mensais.


“O Preto no Branco carrega essa musicalidade em todos os aspectos. Nós temos pagodão, reggae, música acústica, MPB, então o Preto no Branco é um dos grupos mais diversos que nós temos na música gospel e isso pra nós é um privilégio. Beber de muitas fontes contribui pra isso e nessa música não foi diferente. A música fala sobre celebrar Deus em diversas formas e que na família do Senhor todo mundo é diferente, mas a verdade é uma só.Isso explica o Preto no Branco. ‘O Desenhista’ é convidativa para todos os públicos.


O grupo ganhou notoriedade após o grande hit “Ninguém Explica Deus”, que implodiu a bolha do gospel e se tornou sucesso nos quatro campos do Brasil. O Preto no Branco é conhecido por suas misturas de gêneros musicais dentro da vertente cristã, o que os cativa como artistas que agregam novos públicos à música evangélica.


“Nós estamos em um grupo que tem ‘Ninguém Explica Deus’, que é uma música acústica, com cordas, violões, temos ‘Me Deixe Aqui’, que é uma outra música de sucesso e que não tem nada a ver e que é uma outra vertente. Temos outras músicas prontas e que com certeza vão causar espanto, porque nunca dá pra esperar mais do mesmo do Preto no Branco”.


Assim como Preto no Branco, o grupo Trilo abrange diversas sonoridades, principalmente do Brasil. MPB, ritmos nordestinos como xote, forró e baião, são apenas alguns estilos do vasto repertório da banda.


“Essa parceria com o Trilo foi para selar a aliança que temos com a banda. O Salomão e o Gabriel fizeram essa canção direcionada para o Preto no Branco e acreditamos que ela tem muito a agregar. É uma música que fala sobre as diferenças, que Deus faz tudo diferente, mas sempre com o propósito de engrandecer e expressar sua a glória. Estamos muito felizes em fazer essa parceria com o Trilo nessa canção”, revela Luã Freitas, do Preto no Branco.