top of page
  • Guilherme Moro

Entrevista: Guilherme Valerini fala sobre "Bandeira Preta", novo single da Flake Rock Inc.

Ao ouvir “Bandeira Preta”, você pode imaginar que ela aborda temas como o caótico cenário social e político do país e alfineta os governantes do mais alto palanque. Apesar do clipe ter cenas dos protestos realizados em 2018, a música aborda a mistura de sentimentos que a maioria das pessoa enfrentou durante a pandemia e sobre o famigerado discurso de ódio.

“‘Bandeira Preta’ fala sobre um mundo doente. É como se fosse algo obscuro, com alguém levantando uma bandeira de ódio. Ela foi inspirada por uma frase que eu li em uma camiseta na época de faculdade. Nela tinha os dizeres: ‘não tenho pena de ninguém’. Foi então que comecei a escrever minha revolta contra esse sistema que somos obrigados a vivenciar”, relembra Guilherme Valerini, vocalista da banda.

A banda Flake Rock Inc. está com tudo em 2021! Foram dois singles já lançados e outros cinco estão programados. A trupe é composta por Guilherme Valerini nos vocais, Rafael Fiori nas guitarras, Ricardo "Giani" no baixo e Fabio Ota na bateria. Todos os integrantes carregam fortes influências de bandas do rock nacional anos 80 e 90 e também das bandas do rock nacional anos 2000.

“Optamos por lançar ao poucos ao invés de uma música por vez. Com o streaming as pessoas acabam consumindo música de maneira muito instantânea. O pessoal está gostando muito da música. Lançamos recentemente e ainda não impulsionamos, mas a primeira impressão está ótima,” diz Guilherme.

O clipe tem uma fotografia fenomenal e alterna entre imagens da banda tocando em um local abandonado e imagens dos protestos realizados em 2018. Assim como o cenário do clipe, as casas de shows, pub’s e espaços culturais também estão abandonados após mais de um ano de pandemia. Com uma nova realidade, artistas em geral tiveram que se adaptar:

“Pra quem vive só de música, hoje está muito complicado. Fazer rock no Brasil é muito complicado. Subir no palco, sentir a energia e reencontrar o nosso público faz muita falta, mas creio que a divulgação na internet são mais importantes que os shows pra uma banda independente. Se tiver estratégia, tem como voltar”, afirma o vocalista.

Foto: Divulgação

Guilherme Canaes foi o produtor da música e afirmou à banda: “Essa é a melhor música de rock nacional nos últimos 20 anos. O chara do vocalista é um dos maiores produtores do país e já produziu diversos nomes da música brasileira. Guilherme confessa que o experiente produtor os convenceu a gravar a música com essa declaração:

"Sempre tivemos um pé atrás de abordar esse tema tão latente em nosso país, mas quando mostramos ao nosso produtor Guilherme Canaes ele chegou a dizer que esta é a melhor música de rock nacional que ele ouviu nos últimos 20 anos. Então, não nos restou dúvidas e entendemos que, além de apresentar um trabalho de excelência, como artistas também podemos e devemos levantar discussões em busca de uma sociedade melhor”.
bottom of page