Dia Mundial da Poesia: As inspirações de Dinho Ouro Preto, Rachel Reis, Tuyo e mais artistas
- Kaelaine Olive
- 21 de mar.
- 2 min de leitura
Nesta sexta-feira, dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia. A data é dedicada à força das palavras e das letras, para demonstrar como elas podem transformar vidas e até mesmo virar música através de composições de grandes artistas.
Alguns deles, de estilos musicais, compartilharam as principais inspirações poéticas e referências, que vão de clássicos poetas brasileiros e até escritores contemporâneos.
Dinho Ouro Preto (Capital Inicial)
"Para mim, a poesia é representada por duas pessoas que aprenderam e que tentaram dizer muito em poucas palavras: Renato Russo e Cazuza. Eles tinham um talento incrível para escolher palavras que nunca foram ditas antes."

Lio Soares (Tuyo)
"Carolina Maria de Jesus chegou até mim por meio de 'Quarto de Despejo' (1960). Ao me aprofundar em sua obra, encontrei 'Muitas Fugiam ao Me Ver' (1996), um dos poemas mais impactantes da literatura brasileira."

Rachel Reis
"Atualmente, estou lendo 'Bagagem', de Adélia Prado. O que me chamou a atenção foi este trecho: 'Eu sempre sonho que uma coisa gera, nunca nada está morto. O que não parece vivo, aduba. O que parece estático, espera'."

Carol Juno
"Minha conexão com a poesia surgiu através da composição musical, minha porta de entrada para a criação artística. Um dos livros que mais me marcaram foi 'Astronautas Daqui', de Marcelo Yuka. Sua escrita é intensa, lúcida e profética, como se estivéssemos em uma conversa íntima. Entre meus poemas favoritos estão 'Agora Nesse Momento' e 'Os Anjos da Carniça'."

Malka Julieta
"'Segunda Queda', da escritora Ave Terrena, foi um marco para mim. Foi o primeiro livro que li de uma autora trans brasileira e sua linguagem me tocou profundamente. A forma como ela mistura o domínio do português com o pajubá cria uma comunicação única, repleta de imagens que alimentam meu imaginário até hoje."









