top of page

System of a Down: "Prison Song" expõe a hipocrisia do sistema

  • Foto do escritor: Helton Grunge
    Helton Grunge
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Um dos grandes nomes do New Metal, o System of a Down nunca teve medo de expor suas ideias e atacar quem fosse. Essa situação fica bem clara quando falamos da música Prison Song, a faixa de abertura do álbum Toxicity (2001), um dos melhores já lançados pela banda.



A música traz uma abertura diferenciada, causando tensão e expectativa no ouvinte. Mas, o mais impactante da música (claro, além de sua intensidade) é sua crítica ferrenha ao sistema, uma vez que muitos são encarcerados por comprarem e venderem "substâncias ilícitas", as mesmas facilmente conseguidas (e, obviamente, sem punição alguma) pelos poderosos de Hollywood. A letra é direta expondo tal hipocrisia, principalmente por existirem cadeias lotadas de pessoas que praticam os mesmos atos de famosos da TV e do cinema, porém, enquanto os poderosos se divertem cada vez mais e estão livres, quem não faz parte do "grupo" acaba se tornando mais um presidiário.


Mas, além dessa crítica direta, podemos também entender o tema central como uma prisão psicológica, uma vez que os poderosos que dominam o sistema também dominam a mídia e criam histórias, desenhos, séries e filmes para passar suas ideologias, para lucrarem e para nos fazerem de fantoches. Sim, estamos em uma prisão e nem estamos nos dando conta disso.


O canal Blog do Helton Grunge resumiu bem esses questionamentos. Confira abaixo.



A intensidade da música, os questionamentos abordados pela banda e a sonoridade apresentada pelo System of a Down, além de sua postura, mostram que a banda não tem medo de abordar temas polêmicos e defende suas ideias. O sistema tem se mostrado cada vez mais "podre" e, com certeza, o que nos foi apresentado até agora com os casos mais recentes não passa da ponta de um grande iceberg de escândalos ainda maiores.


Sem dúvida, estamos em uma prisão e somos meros fantoches na mão de um sistema corrupto, sem escrúpulos e sem o menor senso de justiça. Quando acordaremos para sair desta tal "prisão"? Talvez seja essa a pergunta central colocada pela banda.



Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2026

bottom of page