top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Sandy retorna ao seu recanto com novo single: "eu respeito os meus sentimentos e as minhas vontades"

Nesta sexta-feira (10), Sandy iniciou mais um capítulo de sua bem-sucedida e impecável carreira solo. A cantora e compositora disponibilizou o single "Universo Reduzido", uma música que fala sobre os momentos vividos pela intérprete durante a pandemia. Apesar de ter uma sonoridade diferente, a letra da canção segue as características de Sandy como compositora, trazendo versos intimistas, pessoais, sinceros e oriundos.


O single também recebeu um clipe lindíssimo, detalhista e com várias características que acompanhamos no projeto audiovisual "10:39", lançado por Sandy no ano passado.



Na tarde de ontem (09), a campineira reuniu cerca de 40 jornalistas em entrevista coletiva para falar sobre essa nova música. A reportagem Blog Música Boa marcou presença e perguntou a ela como está sendo voltar para sua carreira solo depois do sucesso estrondoso que fez a turnê "Nossa História", realizada ao lado de seu irmão e eterno parceiro, Júnior Lima: "Foi algo muito estranho e sem planejamento. Se passou muito tempo. Foram dois anos desde o fim da turnê. Em fevereiro do ano passado eu fiz a minha primeira reunião de planejamento e já estava tudo certinho pra iniciar uma turnê e um projeto de estúdio que eu ia fazer antes. Eu já estava falando de como ia ser o show e de como ia ser o palco. Os locais já estavam locados, estava tudo sendo concretizado. Quando começou a pandemia colocamos esse pause enorme e ficamos em stand by pensando que em outubro iríamos voltar. Olha que inocente? (risos). Rir pra não chorar. Tudo foi adiado pra outubro e fomos adiando. Essa coisa de não saber quando vai voltar a fazer shows, estar com os músicos no estúdio e com segurança, viajar pra fazer a divulgação e tudo que envolve o nosso trabalho estava em stand by. Foi esquisito demais, pra todo mundo. Ninguém passou por isso em algum momento da vida. Pra mim foi assim também, porém, tive essa oportunidade enorme de me expressar e fazer só o que me dava na telha. Em setembro do ano passado, a pandemia estava em um momento mais calmo e decidi fazer um clipe, sabe assim? Eu estava com muita vontade de falar sobre o que eu estava sentindo e eu encontrei aquelas músicas não inéditas e fiz aquele trabalho ("10:39"). Foi mais ou menos assim. Estou com vontade de fazer algo. Da pra fazer? acho que dá, então vamos fazer assim. Foi tudo meio no susto e do jeito que dava, até porque, quem tem controle de alguma coisa nessa vida? Foi a prova de que não temos controle de absolutamente nada, mas da pra viver do mesmo jeito".


Questionamos também se foi planejado todos esses novos singles lançados por ela conversarem tanto entre si: "Não foi nada planejado. É só um reflexo de que eu me coloco inteira no meu trabalho. É um movimento de dentro pra fora. Eu respeito os meus sentimentos e as minhas vontades. Me sinto muito grata e privilegiada por poder fazer isso, porque é diferente você trabalhar acreditando de verdade no que você faz. É um privilégio".


"Universo Reduzido" traz questionamentos e reflexões otimistas, apesar do ar melancólico envolvido no conceito da obra. "Ela não é uma música só positiva, mas tem um viés positivo, de esperança, dessa mensagem de tentar encontrar no meio do caos aquele pedacinho de oásis, de paraíso, de céu, que pode, sim, mesmo quando a gente tá no fundo do poço, trazer alguma alegria, uma vontade de viver. Eu não fiquei depressiva, não, eu não sou uma pessoa depressiva, mas eu sou uma pessoa intensa, de sentimentos e eu sou um pouco dramática", brincou.


Foto: Divulgação / Universal Music

Sandy deu o pontpé inicial em sua carreira solo em 2010 com o álbum "Manuscrito". De lá pra cá foram cinco álbuns (sendo dois deles ao vivo) e dois EP's."Eu sou uma pessoa que segue bastante o coração. Tenho o meu próprio ritmo e me dou o direito de lançar quando eu quero e quando tenho o que falar. Depois de 30 e poucos anos de carreira, eu consegui olhar pra dentro e encontrar um equilíbrio de saber quando estou pronta pra isso. Durante a pandemia, eu não estava apta pra falar de outras coisas. Comecei a escreve essa música em janeiro deste ano e fui terminando aos poucos, por isso só lancei agora. Não fico preocupada de lançar um disco a cada um ou dois anos. Eu sigo a minha vontade e durante a pandemia eu me permiti a fazer isso mais ainda.", disse.


A capa deste single é o frame inicial do clipe, em que a câmera foca em um dos olhos de Sandy, dando um ar ainda mais pessoal à canção, que teve produção musical de Lucas Lima e Jason Tarver. "Tô trazendo meu olhar sobre esse momento, meu olhar sobre o que tá se passando nesse mundo. Mais do que pra fora, é um olhar pra dentro, em contato com as sensações e os sentimentos que isso tudo trouxe", falou



É possível dizer que "Universo Reduzido" soa quase como um desabafo da intérprete, que aposta em uma sonoridade parecida com a encontrada no EP "10:39", mas que se difere de todos os trabalhos anteriores, lançados por ela antes destes citados.


"Houve o cuidado em ter arranjos que, de certa forma, fossem esse complemento de toda simbologia pensada. Como se nada estivesse soando como realmente é. O piano não soa exatamente como um piano, a bateria não soa exatamente como bateria, as cordas não soam exatamente como cordas. O único elemento que soa “real” e fidedigno é a minha voz, ainda que embargada de toda essa carga de sentimentos. Tudo isso para, mais uma vez, simbolizar essa sensação de que o mundo inteiro está lá, mas não está e nesse trabalho está, como sempre, a minha verdade.




Kommentare


bottom of page