top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Saiba o que é necessário para aprender instrumentos musicais de forma on-line

Muitas pessoas ao redor do mundo têm o desejo de aprender a tocar um instrumento musical. Com a evolução que a internet passou nos últimos 15 anos, novos métodos e práticas de ensino à distância foram criados e ajudaram milhares de pessoas a iniciarem seus estudos musicais.


Há muitos anos, videoaulas gravadas em fitas cassetes e revistinhas com cifras musicais eram comuns e vistos como meio mais barato de iniciar um estudo musical teórico, antes de buscar um professor para buscar maior conhecimento. Como o surgimento da internet, o CifraClub foi o responsável por ensinar milhares de pessoas ao redor do Brasil a tocar violão e guitarra e até a última década, era uma das principais maneiras de se aprender superficialmente um instrumento musical.



Hoje existem milhares de cursos on-line, não só para violão, mas como para diversos instrumentos musicais como piano, baixo, bateria, cavaquinho e muitos outros. Além disso, outros cursos relacionados a canto e produção musical também viraram febre e ajudam muitas pessoas a trilharem seus caminhos.


Vários nomes consagrados da música estão dando cursos ensinando fãs e curiosos a tocarem seus instrumentos de ofício. Pessoas comuns também estão por ai tentando dar aulas e cheias de conhecimento a oferecer. O site Super Prof é uma das plataformas que permite esses professores darem suas aulas e proporcionarem grandes experiências aos seus alunos.


Como nem tudo são flores, apesar da facilidade que se tem em encontrar conteúdos didáticos de alta qualidade na internet, estudar sem um professor presencial e sem uma teoria embasada em métodos, exige o dobro de concentração e determinação ao aprender um instrumento.


Todos ele exigem foco e preparo, mas alguns claramente têm um nível mais acima para se aprender a tocar. Como bons exemplos disso, podemos citar bateria, piano, acordeom, harpa, violino e outros. Caso você tenha vontade de ser um músico que domine estes citados, se prepare para ralar muito pelos próximos anos.


O violão é um clássico no Brasil e sempre é encontrado em rodas, luaus, "resenhas", churrascos, bares, igrejas e muitos outros lugares. Estima-se que o violão de seis cordas tenha chegado ao Brasil em princípios do século XIX, com a transferência da corte portuguesa para cá. Sem dúvidas é o instrumento mais popular do país.


O básico deste instrumento não oferece grandes dificuldades para os alunos que têm o mínimo de ouvido musical e apuração, por isso é tão popular e procurado por diversas pessoas.


Uma das grandes dificuldade dos alunos que estão começando a tocar instrumentos musicais, é a escolha do primeiro instrumento a ser comprado. Existem diversas opções no mercado, algumas boas, outras nem tanto. Para este tipo de situação, o custo-benefício deve prevalecer.


Para resumir de uma forma melhor, se um aluno de violão, compra um instrumento de qualidade tão baixa, que mal consegue ser afinado, o próprio irá sentir ainda mais dificuldades para aprender a tocar e desenvolver seu ouvido musical.


Outras diferenças entre o instrumento de baixa qualidade para um não tão bom, envolvem o acabamento, construção e a qualidade as peças como, no caso do violão, tarraxas, rastilho e muitas outras. Então lembre-se: neste caso, preze pelo custo-benefício.

Ainda focando no violão, vamos falar mais sobre ótimos modelos deste instrumento que com certeza farão você ter uma grande experiência com seu primeiro instrumento. Veja:

Violão Acústico Clássico Auburn Music Aubvo611

Violao Destro De Cordas De Nylon Natural Di Georgio EST18

Violão Acústico Clássico Nylon C40MII YAMAHA

VIOLÃO ACÚSTICO MICHAEL GO PLAY VM15NY NA

GIANNINI N-14Bk Violão Acústico, Preto

Violão Acústico Cutway Auburn Music AUBVO623


A melhor escola ficou por conta do Violão Acústico Clássico Nylon C40MII YAMAHA. O modelo é de boa qualidade e possui uma caixa que ressoa o som de forma nítida e equilibrada, garantindo notas adequadas ao estilo musical escolhido.


Com esse instrumento você poderá treinar seus acordes e dedilhados, já que ele é feito com cordas de nylon e o tampo é de Spruce, uma madeira bem levinha e fácil de usar no dia a dia.


Se você quer aprender outros instrumentos, siga as dicas e procure o que melhor se encaixa no seu gosto e bolso.

bottom of page