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  • Foto do escritorGuilherme Moro

Resenha: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - The Beatles

Fala pessoal! No primeiro post do blog decidi que teria que ser a resenha de um clássico e nenhum outro álbum me veio a cabeça a não ser esse que é considerado o disco mais importante da história do rock e da música pop. Espero que vocês gostem! No dia 26 de maio de 1967, Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Star lançavam seu oitavo álbum de estúdio, o icônico e lendário Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Para entender o que levou aos Beatles fazerem essa obra prima do rock é preciso voltar no tempo e rever como foi as ideias foram surgindo.


Pré Sgt. Peppers

Os Beatles lançaram em 1965 o disco "Rubber Soul". Nesse álbum a banda se mostra muito mais madura, tanto nas letras, tanto nos arranjos mais complexos de suas musicas. Em 1966 o disco "Revolver" chegou as lojas e ele é papel fundamental no nascimento do nosso álbum em pauta hoje, pois foi nele que os Beatles pela primeira vez começaram a acompanhar as mixagens de suas músicas e os primeiros toques de psicodelia começaram a aparecer, como no caso da sensacional "Tomorrow Never Knows" que encerra o disco e era diferente de qualquer canção que os Beatles tinham feito até o momento. Os 4 Beatles estavam cansados das turnês não só por mal se ouvir em cima do palco graças a histeria das fãs, mas principalmente estavam fartos de cantar aquelas mesmas músicas com letras de amor e temas adolescentes. A tecnologia dos concertos época era primitiva e não permitia que o Fab Four executasse as canções mais elaboradas dos novos discos em shows ao vivo. Isso fez com que, em 1966, os Beatles parassem de fazer apresentações ao vivo. O ultimo concerto pago da banda de Liverpool foi em 29/08 do mesmo ano e foi realizado no Candelstick Park em San Francisco - EUA. Após esse show, os Beatles deram uma pausa de 3 meses onde cada integrante foi fazer algo diferente. John Lennon atuou no filme "How I Won the War" e participou de mostras de arte; George viajou para a Índia, onde teve aulas de Sitar com Ravi Shankar; Paul ajudou o produtor George Martin na trilha sonora do filme "The Family War" e Ringo aproveitou para passar um tempo com sua esposa e seu filho Zak.


Ideia, conceito e influências

Durante uma conversa entre Paul McCartney e o segurança dos Beatles em que falavam sobre alter ego, Paul teve a ideia de fazer um disco em que todos da banda tivessem um alter ego, ou seja, como se não fossem os Beatles que estivessem gravando o disco. O nome Sargeant Pepper veio quando Paul e o mesmo segurança estavam no avião e os dois pediram uma comida onde, com cada prato, vinham 2 saquinhos de papel com as letras "S" e "P". O segurança então perguntou ao Paul o que era aquilo e ele respondeu: "Salt, and Pepper!". Nesse trocadilho de palavras o baixista dos Beatles teve a sacada do nome do álbum, algo que só um gênio como o Sir Paul McCartney não deixaria passar despercebido. O processo de gravação mudou também em relação aos álbuns anteriores. Antes os Beatles gravavam o álbum em uma semana praticamente, e as principais mentes produtivas da banda (Lennon e McCartney) chegavam com as letras prontas e só alguns detalhes eram decididos em estúdio. Nesse disco eles iam para o lendário Abbey Road Studios e gravavam as ideias, depois voltavam para casa ouvir o que foi gravado e, com a guitarra no colo, faziam melhorias nas músicas e misturavam as novas idéias no dia seguinte em estúdio. Isso fez com que as músicas fossem compostas de maneira mais orgânica. O conceito é como se fosse uma apresentação da banda do"Sargento Pimenta"com musicas interligadas que dão a impressão de como se realmente fosse um concerto, como no inicio da canção Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band onde podem se ouvir sons de uma orquestra se preparando para iniciar uma apresentação, unidos a barulhos de uma platéia inquieta esperando ansiosamente o começo de um concerto. Uma das grandes influências para o Sgt. Peppers, foi o outro icônico álbum "Pet Sounds" da banda californiana The Beach Boys. Coincidentemente o mesmo álbum da banda norte-americana foi feito para superar o "Rubber Soul". Brian Wilson, dos Beach Boys, disse que ao ouvirem o disco se sentiram desafiados a fazer o melhor disco de todos os tempos. As sessões de gravação começaram em novembro de 1966 e as primeiras músicas a serem gravadas durante o processo foram Penny Lane, Strawberry Fields Forever e posteriormente When I'm Sixty Four. Strawberry Fields e Penny Lane foram lançadas em fevereiro de 1967 como single após pressão da EMI e do empresário da banda Brian Epstein por musicas novas e pela demora das gravações do novo disco. As duas musicas lançadas em single ficaram de fora do Sgt. Pepper's, fato que o produtor do disco, George Martin, descreveu como o maior erro de sua carreira. George Martin teve influência enorme no trabalho do disco, pois era ele que realizava todas as engenhosidades que eram necessárias para um álbum com aquela complexidade tivesse um resultado lendário como o mesmo teve, tudo isso em apenas 4 canais de áudio. As gravações duraram 129 dias.


Capa

A capa do Sgt. Pepper's é uma atração a parte. Não é a toa, ela é considerada um marco na cultura pop mundial, inspirando outras capas, estampando camisetas, livros, quadros e sendo referencia frequente em em programas de TV, rádio, filmes, etc. O conceito inicial idealizado por Paul McCartney, era colocar os Beatles num fundo cheio de quadros de seus maiores ídolos. O baixista pediu para que os outros três integrantes escrevessem quem eram seus ídolos. Paul conta, em um livro, que após isso teve a ideia de estarem todos em um parque, com um relógio floral diante da banda. Isso foi reproduzido em um desenho esboço e outro já com muitos traços do que viria a ser a capa.





Os desenhos foram feitos por Peter Blake, que faturou 200 libras para fazer a capa do disco. Quem indicou Peter a Paul, foi artista e amigo Robert Fraser. “A ideia realmente sofreu uma pequena metamorfose quando trouxemos Peter; ele a mudou de um jeito bom. O relógio floral foi substituído pelo canteiro de flores com o nome Beatles. Nossos ídolos nas fotos ao redor se tornaram a multidão de dignitários, e eram eles que estavam nos homenageando, só que ninguém estava recebendo honraria nenhuma. Exigiu muito trabalho, mas é uma das melhores capas de todos os tempos”. – Paul McCartney [Many Years From Now, 1997] As figuras mais notáveis presentes na capa são: Aleister Crowley, Bob Dylan, Marilyn Monroe, Karl Marx, Diana Dors e Albert Einstein Algumas figuras que iriam estar na capa acabaram sendo excluídas de ultima hora pelos mais diversos motivos, por exemplo: Adolf Hitler e Mohandas Gandhi. A sessão de fotos foi feita num estúdio na região do Chelsea, em Londres no dia 30 de Março de 1967. O fotógrafo da ocasião era Michael Cooper.

Faixa a Faixa

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band: A canção que abre o disco começa com o som de uma orquestra se preparando para um concerto e o barulho da platéia esperando o incio da apresentação, até que o mestre de cerimonias, Paul McCartney, inicia o show para apresentar a Sargeant Pepper's Lonely Hearts Club Band. A música começa com o celebre trecho "It was twenty years ago today Sergeant Pepper taught the band to play" ("Faz vinte anos hoje, o Sargento Pimenta mandou a banda tocar") . Ao fim da música, Paul apresenta Billy Shears, que vai cantar a próxima canção. With a Little Help from My Friends: Essa é uma canção que trata o amor e amizade como algo universal, e tem um toque muito pessoal do Ringo. No trecho "What would you think if I sang out of tune? Would you stand up and walk out on me" ("O que você pensaria se eu cantasse desafinado?" "Você se levantaria e me abandonaria?") mostra o que o baterista realmente sentia ao cantar. Ele era inseguro e extremamente receoso diante sua voz. O vocal não é potente, mas é extremamente sincero e emotivo. Com certeza essa faixa é um dos pontos altos do disco. Lucy In The Sky With Diamonds: Muita gente acredita que essa música é uma ode ao LSD, fato que foi desmentido pelo autor John Lennon e pelos outros integrantes da banda. A real inspiração para Lennon veio do desenho que seu filho Julian trouxe da escola. A partir desse desenho, John desenvolve os primeiros versos. A canção começa com uma melodia de teclado maravilhosa, logo em seguida entra a tambura (instrumento indiano) de George Harrison. Os dois instrumentos formam uma psicodelia única e o refrão marcante, fato que faz essa musica ser uma das mais aclamadas do Fab Four até hoje. Getting Better: Essa música traz um otimismo fora do comum. Paul estava vivendo um bom momento e escreveu essa canção em um de seus melhores dias. A linha de baixo é um show a parte, bateria do Ringo muito bem colocada e a Guitarra de George é inconfundível. Essa talvez seja minha música favorita do álbum. Fixing a Hole: Essa canção é como se fosse uma ode a maconha. Ela estaria livrando a mente dele dos problemas e a abrindo para que ele pudesse ser mais criativo. Ele ainda exalta a solidão como algo positivo e libertador. Destaque para magistral e solitária guitarra de George Harrison que quebra o clima, muitas vezes tenso, da música She's Leaving Home: A canção é baseada numa reportagem lida por Paul sobre uma garota que fugiu de casa e fugiu do controle dos pais. Ela não se sentia bem e decidiu fugir de tudo aquilo que a cercava. A harpa no incio da música cria um ambiente de sonho e fantasia para garota por ela estar fugindo de casa, mas logo em seguida entra um noneto de cordas, que apesar de magnifico é dramático e retrata a dor dos pais da menina que estão sofrendo com o desaparecimento da filha. Being for the Benefit of Mr. Kite!: Certa vez, John comprou um cartaz circense de 1843 em que esta presente praticamente a letra inteira da música. Essa canção trás de volta a "Banda do Sargento Pimenta" que se apresenta em um ambiente circense. É a música mais psicodélica do disco e conta com diversos barulhos e sons de diversas coisas diferentes, mas nada que deixe a canção poluída sonoramente, o que é algo incrível. Within You Without You: Abrindo o lado B do álbum, essa música é a unica feita por George Harrison para o disco, que tem suas influencias de musica indiana mais fortes do que nunca. George é o único Beatle a cantar e tocar a canção. Harrison, anos depois, declarou que não gosta de canção intitulando a mesma como "Monótona". When I'm Sixty-Four: Essa canção foi uma das primeiras que Paul escreveu em toda sua vida quando tinha acabado de entrar para banda The Quarry Men, que seria o embrião dos Beatles. A letra da época foi inspirada em seu pai e só anos mais tarde McCartney decidiu fazer algumas atualizações na letra e inclui-la no Sgt. Pepper's. A musica conta com três clarinetistas e tem uma melodia que trás boas vibrações. Lovely Rita: Essa canção fala de um funcionário de escritório que, ao ser multado, tenta seduzir a guarda de trânsito, Rita. George Martin faz um solo de piano de extremo bom gosto nessa música. Good Morning, Good Morning: John tirou o titulo dessa música de um comercial de TV sobre cereais matinais. A letra possivelmente foi inspirada em como seu casamento com Cynthia Lennon estava o prendendo. Ringo da um show a parte fazendo uma das baterias mais frenéticas do disco. Vale ressaltar que, no fim da música, podem se ouvir som de de diversos animais em sequência. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise): No inicio do álbum, "Sargento Pimenta" vem dar as boas vindas ao público e anunciar o inicio da apresentação. Nessa canção ele volta para dar os agradecimentos e encerrar o concerto. A Day In The Life: Sem a menor sombra de dúvidas é o ponto alto do disco. John e Paul tinham duas músicas feitas pela metade e então decidiram juntar as duas canções. A parte de Lennon, fala de morte com uma certa frieza e é inspirada em noticias de jornais da época. Já a parte de Paul tem um tom alegre e fala sobre levantar da cama com alegria e ir para a escola. O que liga as duas canções é uma orquestra que toca da nota mais grave até a mais aguda possível, chegando a um clímax em que parecemos estar ouvindo o som do fim do mundo. No fim da canção, temos um acorde de Mi Maior que dura um minuto. Todo aquele som ensurdecedor de orquestra se resolve nesse acorde. Para conseguir tal feito, foram usados três pianos de calda tocados a 10 mãos. George Martin e Mal Evans tiveram o trabalho de fazer esse acorde reverberar por um minuto, fazendo uma verdadeira obra da engenhosidade para, depois de pronto, virar uma obra de arte.


Impacto e Legado

O Sgt. Pepper's é um resultado natural de um amadurecimento musical dos Beatles. Foi o primeiro álbum que ultrapassou as vendas de singles, o primeiro a colocar as letras das músicas em sua contra-capa. É considerado o álbum mais importante do rock pelo seu pioneirismo, seu som inovador e sua influencia. A capa serviu de inspiração para diversos outros artistas que até hoje prestam homenagens fazendo referências ao disco. Sgt. Pepper's mudou, não só a história de uma geração, mas sim a história da música. Eram John, Paul, George e Ringo cravando de vez seus nomes como a banda mais importante de todos os tempos. Esse disco foi a trilha sonora do verão do amor de 1967 e de tantos outros que já passaram e, dos que ainda estão por vir. Afinal a partir do momento em que o "Sargento Pimenta" mandou a banda tocar, ela nunca mais parou.

















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