top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Nasi e Ricardo Gaspa lançam faixa "O Voluntário" em volta da banda Voluntários da Pátria

Agora, no ano que marca os 40 anos da fundação do grupo, eles apresentam novas músicas – os primeiros lançamentos da banda desde 1984.


Gravado à distância durante a pandemia de covid, ‘O Voluntário’ reúne a formação que gravou o álbum e trazem de volta os elementos que marcaram o “som dos VdP”; a trama das guitarras de Miguel Barella e Giuseppe ‘Frippi’ Lenti, o baixo frontal de Ricardo Gaspa, o vocal impressionista de Nasi e a bateria tribal de Thomas Pappon.



Mas por que voltaram? Os integrantes tinham se reunido, após um longo hiato, para shows em 2016 e 2019, e reativaram a antiga amizade em um grupo de WhatsApp. Nas conversas durante a pandemia, alguém sugeriu: por que não gravamos músicas novas?


Assim, compuseram e gravaram duas canções durante cinco meses de troca de arquivos, opiniões, elogios, insultos e memes. Com letras ‘mais sábias’ sintonizadas nas mesmas questões sociopolíticas que já intrigavam a banda no passado.


‘O Voluntário’ é uma singela homenagem ao trabalho voluntário, que ganhou contornos mais explícitos nos difíceis tempos da pandemia de covid, e traz a perspectiva emocional de pessoas que se beneficiaram de ações altruístas.

bottom of page