top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Manu Gavassi se consagra e lança Acústico MTV em homenagem a álbum clássico da Rita Lee

Após 4 anos do último programa, a MTV lança nesta quinta-feira (2) o aguardado "Acústico MTV: Manu Gavassi canta Fruto Proibido". O projeto presta homenagem a uma das mais icônicas artistas musicais brasileiras de todos os tempos, Rita Lee, e será disponibilizada no serviço premium de streaming, Paramount+, e na MTV, estreia às 20h20.



No especial, a cantora pop teve participações de convidados especiais como Liniker, Lucas Silveira e Tim Bernardes, além de contar com uma banda composta somente por mulheres: Alana Ananias (baterista), Ana Karina Sebastio (contrabaixista), Juliana Vieira (violinista), Luana Jones (backing vocal), Mari Jacintho (tecladista), Michelle Abu (percussionista), Monica Agena (violinista) e Paola Evangelista Lucio (backing vocal).


Foto: Cleiby Trevisan | Manu Gavassi, convidados e banda, no palco em que ocorreu a gravação do programa

O Acústico MTV é um dos mais emblemáticos projetos musicais da história do Brasil. O programa teve seu piloto com Marcelo Nova, em 1990, mas nunca foi exibido. O primeiro a ser exibido pela emissora foi o do Barão Vermelho, no ano seguinte.


Anos se passaram, a série de programas e álbuns acabou em 2012, tendo o especial em Arlando Antunes o seu derradeiro. No ano seguinte, a MTV Brasil encerrou suas atividades, vendendo os direitos à Viacom.


Para a surpresa de todos, em 2019, a "Nova MTV" anunciou que iria voltar com os programas, sendo o primeiro do novo formato, com Tiago Iorc.


Agora em 2023, Manu Gavassi tem a responsabilidade, não só de retomar esse projeto tão importante, mas também de interpretar canções de um álbum clássico da história da música brasileira, que recentemente, ganhou um novo lançamento em vinil.


Foto: Cleiby Trevisan | Palco foi desenhado por Zé Carratu, inspirado na capa do álbum "Fruto Proibido"

Foi da própria cantora que partiu a vontade de homenagear o célebre álbum, após receber o convite para ter o seu próprio acústico.


"Eu sugeri porque tinha essa ideia há muito tempo no meu coração e também acho que eu sou uma artista em construção, com todo respeito à minha carreira. Eu ainda estou me descobrindo e eu vejo esse acústico como uma libertação da minha voz. Eu a coloquei em lugares que eu tinha medo de alcançar e mantive os tons originais. É um grande desafio", disse a cantora em coletiva de imprensa realizada na úiltima sexta-feira (27).


Durante o mês de fevereiro, sempre às 12 horas, Manu Gavassi faz a estreia dos vídeos do álbum em seu canal oficial no YouTube. O primeiro deles é “Ovelha Negra”, faixa-foco do projeto, que terá estreia no dia 6. No dia 8 de fevereiro, a cantora apresenta o vídeo de “Esse Tal de Roque Enrow”. Já no dia 10, Manu disponibiliza o vídeo de “Fruto Proibido”, que será seguido do vídeo de “Cartão Postal”, que estreia no dia 13. No dia 15 será a vez do vídeo de “Pirataria”, que fecha o repertório original do álbum de Rita Lee. No dia 17, Manu apresenta o vídeo de “GRACINHA”. Encerrando a série, no dia 20, a cantora estreia o vídeo de “Bossa Nova”.


As canções posicionadas no projeto estão na mesma ordem que foram lançadas no álbum, além de músicas extras como "Mutante", "Lança Perfume", "Gracinha" e "Bossa Nossa", sendo essas duas últimas, músicas do repertório de Manu.


Sobre o futuro de sua carreira e os caminhos que deseja trilhar, a cantora afirma.


"Eu me sinto resiliente e corajosa para bancar quem eu sou. Principalmente depois desse projeto. Existem caminhos mais seguros, mas 'soy rebelde, cuando no sigo a los demás'. Eu não penso no que va bombar na semana que vem. Eu penso no meu legado".


bottom of page