Engenheiros do Hawaii: quem são as frágeis testemunhas citadas em "Refrão de Bolero"?
- Helton Grunge

- há 3 horas
- 2 min de leitura
Os Engenheiros do Hawaii são, sem dúvida, uma das maiores bandas do Rock Nacional de todos os tempos. A banda teve uma carreira repleta de bons álbuns, trabalhos que marcaram a vida de muitos amantes da boa música.

Humberto Gessinger era estudante de arquitetura quando abandonou a faculdade para seguir carreira na música. Mas, ele também era um grande leitor de filosofia, de romances, de escritores existencialistas e de poemas. Toda esse vasto conhecimento de literatura ajudou muito o líder dos Engenheiros para criar boas letras para suas músicas.
Uma das grandes músicas da banda é, sem dúvida, Refrão de Bolero, grande hit presente no disco A Revolta dos Dândis (1987), álbum que mudou a sonoridade da banda e a colocou como uma das melhores do Rock Nacional.
Em um certo trecho da música, Gessinger canta "frágeis testemunhas" e essa menção já trouxe alguns questionamentos e até teorias da conspiração: quem seriam as tais testemunhas? Teorias chegaram até a falar sobre um aborto que a tal "Ana" mencionada na música teria praticado e que Humberto sabia e era o pai. Mas, não, isso não passa de uma lenda.
Na verdade, as testemunhas a quem Gessinger se refere são suas próprias unhas roídas; elas sim presenciaram quando ele cometeu o tal "crime sem perdão" por ter falado "nem pensar" e depois se arrependido.
O canal do Youtube chamado Blog do Helton Grunge resumiu bem essa situação.
A descrição dessa música é sensacional, fazendo você enxergar a cena de um rapaz arrependido de alguma atitude ao lado de um vinho barato e um cigarro no cinzeiro, olhando para suas unhas roídas e se questionando o motivo de ter tomado tal atitude errada. O que Gessinger fez aqui foi criar uma cena bem descritiva, a ponto de parecer um roteiro de um filme de drama.
Mesmo com muitas lendas, a resposta é bem mais simples do que possa parecer, mas nem por isso deixa de ser genial.








