top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Latin GRAMMY anuncia novas categorias para 2023

Como parte do compromisso da Academia Latina da Gravação™ de evoluir junto ao mutante cenário musical, e de melhor atender seus afiliados, que são os criadores e profissionais da música, a organização anuncia a criação de novas categorias, incluindo uma dedicada à Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, bem como uma nova área e alterações no Processo de Premiação do Latin GRAMMY®. A premiação de 2023 do Latin GRAMMY® será realizada em novembro.


“Nosso compromisso é servir e representar adequadamente os criadores da música latina”, afirma Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação. “Temos o prazer de

apresentar estas novas categorias que refletem a constante evolução de nossa música.”



Veja abaixo nova área e novas categorias adicionadas ao Latin GRAMMY:

NOVA ÁREA

Melhor Compositor do Ano

Como parte da recém-criada Área Compositor, esta nova categoria reconhece a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções. Os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém-compostas, nas quais são creditados como compositores ou co-autores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros.

NOVAS CATEGORIAS

Melhor Canção de Cantor/Compositor

Para serem elegíveis para esta nova categoria dentro do Área Cantor/Compositor, os singles ou faixas devem conter pelo menos 51% da letra em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo, e devem ser de um Álbum de Cantor/Compositor que concorra na Categoria Álbum de Cantor/Compositor naquele ano.

Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa

Esta nova categoria dentro do Área de Língua Portuguesa reconhece a enorme quantidade de música urbana que está sendo criada no Brasil e em Portugal. Os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine.

ALTERAÇÕES ADICIONAIS DE CATEGORIA

Álbum do Ano

Os álbuns dentro da Área Geral devem conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. Prêmios ao Artista, Produtor(es), Engenheiro(s), Mixador(es), Engenheiro(s) de Masterização e Compositor(es) de 33% de tempo de reprodução do álbum se outro que não o Artista ganhar o prêmio.

Categorias de Canção

A partir de 2023, é necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição para todas as categorias de Canções.

Nova categoria para Melhor Álbum de Engenharia de Produção

O prêmio vai para Engenheiro(s) de Gravação e Engenheiro(s) de Mixagem creditados em pelo menos 33% do álbum e Engenheiro(s) de Masterização creditados com pelo menos 51% do álbum dentro do Campo Produção.

Todas as atualizações entram imediatamente em vigor para a 24.ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, a ser realizada em novembro. O processo de inscrição online para o Latin GRAMMY deste ano abre na quinta-feira, 23 de março de 2023. Para obter detalhes completos sobre as novas adições e atualizações, visite o site oficial do Latin GRAMMY®..

Commentaires


bottom of page