top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Gabriel Aragão divulga duas novas faixas de álbum produzido por Marcelo Camelo

O cantor e compositor cearense Gabriel Aragão, conhecido pelo seu trabalho com a banda Selvagens à Procura de Lei, se inspirou na saudade de casa e nas ruas de São Paulo para as duas canções que disponibiliza nos streamings. As faixas "Cabra Marcado" e "Lokamérica" farão parte do álbum de estreia solo do artista, que conta com a produção de Marcelo Camelo. O disco foi gravado em Portugal e traz uma abordagem única, aproximando o artista de uma sonoridade de MPB contemporânea e folk brasileiro. O álbum reflete o olhar do artista sobre crônicas urbanas e poéticas, enquanto ele continua em uma jornada constante em busca de novas direções e caminhos criativos.




“Com citação a Darcy Ribeiro e referência ao Eduardo Coutinho, ‘Cabra Marcado’ é uma mescla de indie rock com música nordestina. A letra, como muitas do disco, foi escrita no auge da pandemia onde eu passei o isolamento em São Paulo, num apartamento sem vista e bem escuro. Fala da saudade do Ceará e do contraste do nordestino que mora no Sudeste.


Inspirações para essa faixa foram muitas: desde a letra meio “Lamento Sertanejo” do Gilberto Gil e Dominguinhos, passando pela ponte que eu escrevi imaginando o Fagner cantando, até a base de guitarra com um pézinho no Neil Young. Já ‘Lokamérica’ foi uma canção feita originalmente para minha banda Selvagens à Procura de Lei, mas que acabou sendo gravada no meu disco. O título me veio à cabeça como se fosse uma pixação em algum muro do centro de SP. Minha grande referência pra essa, desde o início, foi Mano Chao”, reflete Gabriel.


O álbum chegará em uma fase de renovação artística para ele. O artista recentemente lançou o primeiro EP solo, “ABRECAMINHOS”, e a releitura de “Caminando, Caminando”, uma canção de resistência e liberdade composta por Víctor Jara que Aragão regravou ao lado de Mateo Piracés-Ugarte (francisco, el hombre). Os lançamentos vieram na sequência da sua estreia literária, “O Livro das Impermanências” (Editora Letramento, 2021), do lançamento da trilha para o filme “Malhada Vermelha” (recentemente indicada ao 30° Prêmio da Música Brasileira) e de mais de uma década à frente da banda Selvagens à Procura de Lei, referência no indie rock nacional. A primeira amostra do novo single foi o single “Ainda Está no Ar", que marca o início dessa virada.

bottom of page