top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Fernando Anitelli lança álbumm 'Histórias Para Cantar" com participações de Roberta Campos, Ana Cañas e mais

Ícone da cena alternativa, o cantor, compositor e multi-instrumentista Fernando Anitelli está há 2 décadas à frente de um dos projetos mais criativos e bem-sucedidos da cultura independente brasileira, O Teatro Mágico. Como parte das comemorações pelos marcantes 20 anos de carreira, Anitelli lança o álbum Histórias Para Cantar.


Imaginado e executado no estilo voz e violão, Histórias Para Cantar expressa a singularidade da obra de Anitelli. O álbum ressoa como uma celebração íntima e apaixonada, cuja atmosfera é fruto da sinergia entre colaborações de Roberta Campos, Ana Cañas, Jota.Pê, Flaira Ferro, Martins, Ellen Oléria, Pedro Índio Negro e João Ventura. Todos eles compartilham uma forte afinidade com a sonoridade lúdica e a poesia cantada d’O Teatro Mágico, enriquecendo o trabalho com suas contribuições únicas. Além disso, cada faixa é realçada pela habilidade de Daniel Santiago, que, além de parceiro de composição, imprime sua marca nos arranjos e na gravação dos violões, adicionando uma camada extra de beleza ao álbum.

O repertório inclui a inédita Luzente, além de versões reinterpretadas de lados B d`O Teatro Mágico e composições previamente gravadas por outros artistas. Cada uma dessas canções passou por um processo de desconstrução, alcançando sua forma mais pura e descomplicada, tornando-se uma tela em branco. Essa abordagem permitiu que os convidados acrescentassem suas próprias influências e conexões afetivas com O Teatro Mágico, agregando-se às ideias de Fernando Anitelli para adquirir novas camadas de profundidade e conferir às músicas uma nova forma.


O disco foi gravado no Rootsans Studios, em São Paulo, com produção dividida entre próprio Anitelli e Rodrigo Sanches, renomado produtor que ostenta dois Grammys Latinos em seu currículo, que também assumiu a engenharia de som, mixagem e masterização.

Para incrementar o lançamento, todas as músicas receberam videoclipes dirigidos por Rodrigo Rosa e editados por Tiago Café, que capturaram a essência da gravação do álbum no estúdio.

Histórias Para Cantar inclui também um espetáculo. Concebido para um ambiente acústico, o show traz material do álbum, sucessos que marcaram a jornada d'O Teatro Mágico e, essencialmente, histórias para serem 'cantadas'. Anitelli incentiva o público a participar ativamente, compartilhando suas próprias experiências que tiveram O Teatro Mágico como trilha sonora.

Esta incursão de Fernando Anitelli ao universo acústico foi impulsionada, entre outros fatores, por uma crescente demanda por esse estilo, especialmente entre os jovens que frequentam os shows d`O Teatro Mágico. Em suas palavras: "Hoje em dia há um grande interesse por música acústica, principalmente entre o público mais jovem, que tem aparecido em número cada vez maior. Acompanhar o surgimento de uma nova geração de ouvintes é uma experiência emocionante e verdadeiramente inspiradora! Continuo com fé na nossa bandeira: Os Opostos se Distraem e Os Dispostos se Atraem!".

bottom of page