top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Entrevista: conheça Zambonii, um dos mais notáveis nomes da Nova MPB em 2022

A nova safra da música brasileira está revelando grandes artistas nos últimos anos e uma das gratas surpresas de 2022, é o artista Zambonii, cantor e compositor paulista, que estreou sua carreira recentemente, mas que já acumula uma trajetória interessante no meio musical.



Em contato com a música desde os 14 anos,ele contou com o incentivo de seus pais para fazer aulas de guitarra. Após muitas idas e vindas e alguns anos tocando na igreja, em 2020 ele decidiu retomar sua paixão adormecida cantando e se arriscando entre timbres e ondas musicais.


“Com a pandemia veio essa oportunidade, já que após terminar a minha faculdade, eu tive muito tempo ocioso. Comecei fazendo vídeos para internet e isso me trouxe muito conhecimento sobre o que eu precisava cantar. Foi neste ano que comecei a laçar minhas músicas autorais e abrir a minha cabeça”, afirma.


O mais recente lançamento do artista é a faixa “Prazer, Eu Sou…”, uma parceria com a cantora Malu Azevedo e que ganhou um belo clipe com participações da atriz Luiza Carniel e de amigos do cantor.



“Tive ideias mirabolantes para o clipe, mas achamos que combinou muito fazermos uma fanfic. Fizemos uma história de amor bem clichê e adolescente. Fiquei com um pé atrás, porque achei que não combinaria com o meu estilo, mas no final ficou muito bacana, muito por conta desse amor inocente e o desejo de arriscar uma paixão”, conclui o artista.


Além de cantor, Zambonii é o responsável por escrever suas próprias canções, abordando histórias que aconteceram com ele e momentos imaginários que passam por sua cabeça, transformando tudo em arte.


“Eu estava cansado, deitei na minha cama e decidi tocar violão. Para minha sorte, surgiram acordes muito bonitos e a letra uma letra inspirada em um casamento que fui padrinho. Nesse local, havia um estacionamento muito bonito, com um salão muito grande. Eu me imaginei como recepcionista deste local, abrindo a porta do carro e imaginando essa tal moça de vestido bege e de salto, como narra a canção. O fim da música pode ser interpretado totalmente como uma ideia da minha cabeça.Eu tinha uma ideia muito clara de que eu precisa de uma voz feminina, justamente por conta dessa resposta que decidimos colocar na música. Conheci a Malu através de uma playlist e combinou muito. Assim como eu, ela era uma artista que estava começando e decidi mandar uma mensagem e ela topou participar. Foi um encontro muito especial”.


Zamboni está emplena atividade com sua carreira, já que durante todo o ano de 2022 lançou 5 faixas inéditas. Artista independente, ele sabe mais do que ninguém das dificuldades de se manter uma carreira musical no Brasil o quão complexas precisam ser as estratégias de divulgação de cada faixa.



"Se os artistas grandes já têm dificuldades, os independentes têm o dobro. Uma das grandes dificuldades, é que muitas vezes, faltam recursos para viabilizar o projeto e dar conta de tudo. Claro que há vantagens, por exemplo, não precisamos prestar contas para ninguém. É preciso ser mais estratégico, pois muitas coisas estão envolvidas e você pode até terceirizar, mas isso tem um preço. Consigo criar o que quero e quando eu quero e isso já é incrível".


Além de “Prazer, Eu sou…”, o cantor lançou, respectivamente, "A Mais Bela Luz", "Sentido" e as versões acústicas das duas citadas.


bottom of page