1995 foi um ano importante para a música nacional e internacional. De estreias a discos que consagraram artistas históricos, em 2025 as obras lançadas neste período completam 30 anos de existência.
Veja mais notícias da música em blogmusicaboa.com O Música Boa relembra os principais títulos que chegaram às lojas em 1995 e até hoje são replicados em plataformas digitais. Oasis, Foo Fighters, Radiohead e outros grandes artistas fazem parte da lista.
Boombastic - Shaggy
Terceiro álbum do cantor jamaicano Shaggy, alcançou a primeira posição nos Estados Unidos e a terceira na Billboard Hot 100. O disco venceu o Grammy de Melhor Álbum de Reggae e embalou o hit homônimo em sua vesão original e no remix.
(What's the Story) Morning Glory? - Oasis
Lançado em 2 de outubro de 1995, o álbum é o segundo do Oasis e alavancou o grupo para o sucesso mundial com as faixas "Wonderwall", "Morning Glory", "Champagne Supernova" e "Don't Look Back In Anger"
Foo Fighters - Foo Fighters
Após a morte de Kurt Cobain, o baterista do Nirvana, Dave Grohl, criou o Foo Fighters para dar vida às composições que havia feito nos últimos anos. O primeiro single, "This Is a Call", foi lançado em junho.
¡Adios Amigos! - Ramones
1995 foi o ano da despedida da discografia do Ramones, que encerraria suas atividades no ano seguinte. Eles ficaram durante um ano excursionando e fazendo os últimos shows pelas principais cidades do mundo.
The Bends - Radiohead Segundo álbum de estúdio do grupo, The Bends foi aclamado pela crítica e teve o papel de suceder Pablo Honey, álbum de estreia responsável pelo sucesso "Creep".
These Days - Bon Jovi O sexto álbum do grupo ficou marcado principalmente pela execução das músicas "This Ain't a Love Song" e "These Days. O disco recebeu críticas mistas da imprensa.
One Hot Minute - Red Hot Chilli Peppers
Aclamado por parte dos fãs, One Hot Minute foi um fracasso comercial, mas teve em seu repertório três singles e alcançado o quarto lugar na parada da Billboard. Ele vendeu mais da metade do que seu antecessor, Blood Sugar Sex Magik.
Simples de Coração - Engenheiros do Hawaii
Sétimo álbum do grupo gaúcho, a obra foi lançada dois anos após a dissolução da formação com Huberto Gessinger, Carloz Maltz e Augusto Licks, com a saída do último citado. O álbum foi lançado como um quinteto e não ficou marcado por nenhum hit.
Mamonas Assassinas - Mamonas Asssassinas
De sucesso imensurável até hoje no Brasil, o álbum de estreia e único lançado pelos Mamonas ganho vida neste ano. Estima-se que mais de 3 milhões de cópias foram vendidas, fazendo do disco o terceiro mais vendido da indústria fonográfica brasileira. Nele estão todos os hits da banda que teve a trajetória interrompida por um acidente aéreo no ano seguinte.
Usuário - Planet Hemp
O álbum de estreia do grupo de Marcelo D2 e BNegão chegou com o pé na porta com os hits "Mantenha o Respeito" e "Legalize Já", com letras ácidas, críticas à polícia e debates avançados para a década de 1990. Foram mais de 140 mil cópias vendidas.