• Guilherme Moro

Conheça Graxaim, o projeto musical que leva a música gaúcha para a sonoridade contemporânea

O Graxaim é um projeto de música gaúcha contemporânea idealizado por dois músicos experientes, que uniram suas aspirações musicais para criar canções que remetem às raizes da cultura tradicional do Rio Grande do Sul.



O projeto é formado por Daniel Carpter e Luciano Amorim, que se formaram musicalmente no mundo do rock e se encontraram de forma despretenciosa para fazer um som. O resultado é um trabalho que perdura há quase 20 anos.


"Eu tocava em bandas e me encontrei com o Daniel em 2006 e começamos e idealizar o Graxaim. No início, nós tinhamos uma pegada mais rock, apesar de sempre usarmos violões. Com o passar dos anos fomos descobrindo novos sons e aprofundamos nossos estudos e identificamos que precisávamos fazer músicas para o local que nós estávamos e para as pessoas que ali viviam. Utilizamos a milonga, que é um estilo musical regional e trouxemos ela pra nossa realidade, com elementos contemporâneos", afirma Luciano.


O primeiro lançamento do projeto em todos estes anos de existência foi disponibilizado em todas as plataformas digitais em agosto deste ano. O single, intitulado "Minuano", tem como carro-chefe a faixa "Cinamomo", que convida o ouvinte à viagens dentro de sua própria imaginação.


"Nós fazemos um tipo de música inspirado em vários elementos que nos formam e ela retrata muito essa coisa dos campos, dos ventos e a estética do frio ajuda muito nisso. Nós não queremos tocar rock com milonga, mas sim fundir esses dois sons", diz Daniel.



O Graxaim conta com um grande aliado em suas instrumentações: o computador. É lá que os timbres, ambientações e demais instrumentações ganham vida e se unem às execuções orgânicas de Luciano e Daniel. Eles se especializaram em cursos e produções de áudio para poderem explorar tudo o que suas canções podem expressar.


"Toda a produção e composição é algo muito natural. Nós sempre procuramos gravar tudo o que tocamos para não perder nenhuma ideia de arranjo ou algo parecido. Nós vamos encaixando os instrumentos que julgamos necessários para as nossas canções".


O processo de gravação, composição e concepção do Graxaim é extremamente orgânico, já que todo o single "Minuano" demorou cerca de 4 anos para ser gravado e finalizado. Todas as faixas foram gravadas em Santo Antônio da Patrulha, município que fica há pouco mais de 80 km de Porto Alegre.




"Como a música não é nossa atividade principal, não conseguimos dedicar todo o nosso tempo para o Graxaim. Nós temos debatido sobre as possibilidades e a tendência é que nosso projeto seja mais frequente", confessa Daniel.


O resultado final do single é resultado de muita experimentação e e estudo por parte de Daniel e Luciano, que buscam uma forma menos explícita de melodia, utilizando efeitos eletrônicos, acordeão e sempre pensando em texturas e blocos musicais.


"Nossa proposta é fazer um som simples e objetivo, mas que ajude as pessoas a criarem novas sensações", finaliza Luciano.