• Guilherme Moro

ABBA lança álbum inédito após 40 anos

ABBA, um dos grupos pop de maior sucesso de todos os tempos, lança hoje seu novo álbum de estúdio, “Voyage”, seu primeiro álbum em quase 40 anos.


Os ingressos para seu concerto ABBA Voyage já estão à venda.


Detalhes do “Voyage” foram anunciados no início de setembro, juntamente com o ABBA Voyage, o novo concerto revolucionário que encontrará Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid se apresentando digitalmente com uma banda ao vivo de 10 membros, em uma 'arena ABBA' construída especialmente no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres, a partir de 27 de maio de 2022.


Após o anúncio do novo álbum, ABBA quebrou o recorde da Universal Music, tornando-se a pré-venda mais rápida de todos os tempos no Reino Unido em apenas três dias, com mais de 80 mil cópias. O show vendeu mais de 250 mil ingressos nos primeiros três dias de venda e verá as versões digitais do ABBA apresentarem um conjunto repleto de alguns de seus maiores sucessos e músicas muito amadas, juntamente com as novas faixas, “I Still Have Faith in You” e “Don't Shut Me Down”.



A banda comentou na ocasião: "Já faz um tempo desde que fizemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que estava na hora de acabar com isso. Dizem que é imprudente esperar mais de 40 anos entre os álbuns, por isso gravamos uma continuação de ‘The Visitors’. Para dizer a verdade, a principal inspiração para gravar novamente vem de nosso envolvimento na criação do concerto mais estranho e espetacular que você jamais poderia sonhar. Nós vamos ser capazes de nos sentarmos em uma plateia e vermos nossos ‘eus digitais’ executarem nossas músicas em um palco, numa uma arena construída sob medida em Londres na próxima primavera. Estranho e maravilhoso!”.


“Voyage” será o primeiro álbum de estúdio do ABBA desde “The Visitors”, que foi lançado em 30 de novembro de 1981, alcançando Nº 1 no Reino Unido, Suécia e outros cinco países. O álbum foi um dos primeiros na história a ser impresso em formato CD. “Voyage” também vem quase cinco décadas após o álbum de estreia da banda “Ring Ring”, lançado em 1973.


Como em todos os álbuns de estúdio anteriores do ABBA, “Voyage” foi escrito e produzido por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, seus arranjos e letras foram complementados através dos vocais inconfundíveis e atemporais de Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Grande parte da programação e mixagem foi feita por Benny, com o álbum apresentando também a Stockholm Concert Orchestra (Orquestra de Concertos de Estocolmo).


O novo álbum viu os quatro membros do ABBA voltarem ao estúdio de Benny Riksmixningsverket, em Estocolmo, durante um período de quatro anos para gravar as dez músicas que fazem parte do álbum. Estas incluem “'I Still Have Faith In You”, e “Don't Shut Me Down”, as duas primeiras músicas a serem gravadas nestas novas sessões e que serão ambas apresentadas no show ABBA, “Voyage”, ao lado de um setlist com os maiores sucessos da banda.



Sobre o lançamento do álbum, Benny Andersson diz: "Sabíamos que se houvesse um show, precisaríamos de algumas músicas novas para acompanhá-lo... Quando entramos no estúdio depois de 39 anos, foi como se nenhum tempo tivesse passado...nos divertimos muito. Falei com Frida e Agnetha e sei que elas estão extremamente felizes por terem feito a gravação".


Anni-Frid Lyngstad continua: "Aquelas primeiras sessões, em 2018, foram tão divertidas... Quando Benny ligou e perguntou se eu consideraria cantar mais um pouco, eu agarrei o convite na hora! E que músicas! Meu respeito e meu amor vão para esses compositores excepcionalmente talentosos e verdadeiramente geniais! Que alegria foi trabalhar novamente com o grupo. Estou tão feliz com o que fizemos e espero sinceramente que nossos fãs sintam o mesmo".


Agnetha Fältskog acrescenta: "Quando nos reencontramos no estúdio, eu não tinha ideia do que esperar, mas o estúdio de gravação do Benny é um ambiente tão amigável e seguro, que antes que eu percebesse, eu estava realmente me divertindo! Mal posso acreditar que finalmente chegou o momento de compartilhar isto com o mundo!”.


Björn Ulvaeus termina: "...Então agora temos dez músicas - um álbum inteiro, chamado ‘Voyage’ - porque tem sido uma viagem, em território desconhecido... Deve haver algo com a combinação de Frida e Agnetha que faz aquele som único - quando elas começaram a cantar, era o ABBA".