top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Yussef Dayes testa limites da música negra no single “Black Classical Music”

O multi-instrumentista Yussef Dayes, um dos nomes mais vibrantes do novo jazz, prepara o lançamento de seu disco de estreia. Após chamar a atenção com o EP ao vivo “Live At Joshua Tree” e colaborar com artistas como Kali Uchis, Wizkid e Kehlani, ele divulgará seu debut “Black Classical Music” no dia 8 de setembro. Para antecipar a sonoridade do projeto, Dayes disponibiliza a faixa título, com participação de Venna e Charlie Stacey.



"O que é o jazz? De onde surgiu essa palavra? Nasceu em Nova Orleans, no ventre do rio Mississippi, enraizado nos pratos de gumbo do Caribe, da cultura sul-americana e rituais africanos. Continuando uma linhagem de Miles Davis, Rahsaan Roland Kirk, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, é uma música que é para sempre evolução e ilimitada em seu potencial. O groove, o sentimento, as composições, a espontaneidade, o amor pela família, a disciplina e a dedicação em manter esse nível altíssimo de grandes clássicos da música negra. Sempre perseguindo o ritmo dos tambores que imitam as pulsações, as melodias para mente e espírito. Um som real para este corpo de música”, reflete Yussef Dayes sobre o que é o sentido para o seu álbum.


Com 19 faixas, “Black Classical Music” será guiado pela bateria de Dayes, o baixo de Rocco Palladino, Charlie Stacey nas teclas, Venna no saxofone e Alexander Bourt na percussão, junto de uma grande lista de convidados que incluem: Chronixx, Masego, Jamilah Barry, Tom Misch, Elijah Fox, Shabaka Hutchings, Miles James, Sheila Maurice Grey, Nathaniel Cross, Theon Cross e a Chineke! Orchestra, a primeira orquestra europeia formada por artistas negros e de minorias étnicas.


Com uma música afrocentrada, Yussef Dayes conquistou seu lugar como um inovador dentro da música a ponto de ser chamado pelo saudoso Virgil Abloh para fazer a trilha de um show especial da Louis Vuitton durante a Paris Fashion Week 2019.


Agora, ele está pronto para uma nova etapa criativa, de evolução estética e musical. “Black Classical Music” será um lançamento da Brownswood Recordings. O single está disponível em todas as plataformas de streaming.


Comments


bottom of page