top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

YOÙN mostra autenticidade e inovação em seu novo álbum “Unicórnio”

Unicórnios são criaturas mitológicas raras e especiais e uma metáfora poderosa para expressar o espírito do novo álbum da dupla YOÙN que chega às plataformas digitais no dia 26 de outubro. “Unicórnio” vem para explorar a raridade e a singularidade musical de Shuna e GP que prometem experimentar diferentes sonoridades e atingir um novo patamar na música brasileira.



Atualmente com 15 milhões de plays de seu primeiro álbum (“BXD IN JAZZ”, 2021) no Spotify, YOÙN surgiu entre as linhas de trem do Rio de Janeiro e, por meio de uma fusão única de estilos e influências, encontrou um som fresco e inovador que desafiou paradigmas e estereótipos, revelando a baixada fluminense de maneira inédita. Conquistaram um público fiel e apaixonado de forma orgânica, alcançando nomes como Caetano Veloso e Gilsons. Agora com “Unicórnio”, a dupla pretende quebrar barreiras sociais e culturais, além de ocupar novos espaços com todo seu potencial e talento artístico.


“Acho que o YOÙN está começando a entender quais são suas prateleiras porque conseguimos fazer música desde o R&B mais alegre possível até a MPB mais sutil e elegante. Estar com um instrumento na mão ou com uma ‘machine’ não é um problema, sempre nos adaptamos. Então, YOÙN se encaixa em R&B, MPB, Hip Hop e música preta em geral de uma forma muito natural, porque estamos conseguindo fazer música boa” diz GP.


O novo álbum é apenas o lado A de um projeto maior que, em breve, ganhará o lado B e uma edição deluxe. Ele conta com 11 faixas inéditas e mistura conexões musicais e visuais por meio de dois clipes, além de nove visualizers que se conectam e se transformam em um filme, mostrando que, para além da música, a dupla também se liga a diferentes universos como moda e cinema.



“Temos qualidade para fazer coisas diferentes, talento para fazer música e arte no geral e sempre tentamos trazer clipes legais e bem elaborados, além de um visual que faz com que as pessoas entendam YOÙN como algo chique”.



Em um processo de criação completamente imersivo, a dupla participou de cada etapa da produção de “Unicórnio” junto com a JOINT, selo, gravadora e produtora que acompanha Shuna e GP desde seu primeiro trabalho, conhecida por dar vida às concepções artísticas de talentos embrionários e que já conta com mais de 45 milhões de plays nas plataformas digitais. Além disso, o álbum é uma verdadeira tapeçaria de colaborações e parcerias, onde YOÙN une forças com uma série de artistas notáveis, como Carlos do Complexo, Tuyo, Rashid, KING Saints, Sango, Wax Roof, Zamba, Pivet Panda, Duquesa, Ajuliacosta, Luccas Carlos e Zudizilla.



“O álbum vem mostrar outra proposta do YOÙN. Provar que somos artistas híbridos, que conseguimos falar de coisas finas, tocando um violão e, também, fazer uma música mais incisiva que sabe onde quer chegar”.

Comments


bottom of page