top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

ViJazz & Blues Festival chega à sua 15ª edição

Sempre na vanguarda dos festivais de música instrumental, jazz e blues do Brasil, o ViJazz & Blues chega à sua 15ª edição apresentando duas vertentes hoje essenciais desses centenários gêneros: de um lado, a poderosa tradição, representada por James “Boogaloo” Bolden, que integrou a banda do lendário B.B. King; do outro, a crescente e expressiva presença feminina, personificada pela norte-americana Tia Carroll e na francesa Camille Bertault.



O guitarrista Victor Biglione, a cantora Eliane Cardoso, Adriano George e Confraria do Groove e a banda Soul da Esquina são as outras atrações do ViJazz & Blues 2022. A edição comemorativa dos 15 anos do festival acontecerá nos meses de novembro e dezembro, começando em Itabira (dia 4), passando por Viçosa (5 e 6, no Recanto das Cigarras), com entrada franca, e em Belo Horizonte, na casa de shows Autêntica no dia 8 de novembro. Em dezembro o Circuito passará por Juiz de Fora, Brumadinho e Teixeiras.

As atrações da edição comemorativa 2022

O veterano trompetista e bandleader James "Boogaloo" Bolden traz a esta edição do ViJazz e Blues uma amostra do repertório do rei do blues. Nascido em 1950, na cidade de Houston, Texas, Bolden começou a tocar trompete durante seus anos de estudante e ainda já no início de sua carreira tocou com artistas como Stevie Wonder, Isaac Hayes, Temptations, Supremes e James Brown. Depois, Bolden ganhou a oportunidade de trabalhar com Duke Ellington, e após essa experiência se juntou à banda do Rei do Blues, B.B. King, na qual permaneceu por mais de 40 anos, tornando-se seu bandleader. Foi precisamente BB King que inventou o apelido de "Boogaloo", devido aos pés inquietos de Bolden.

Após a morte de BB King, ele formou sua própria banda, a "The James Bolden Blues Band", com a qual lançou dois álbuns. Participou também do tributo “The Soul of the King”, onde canta entre inúmeras estrelas do blues. O grupo belo-horizontino Conecto faz o show de abertura. A participação de James "Boogaloo" Bolden no ViJazz & Blues 2022 foi viabilizada pelo projeto Rota do Blues.


Constantemente comparada à lendas como Tina Turner, Koko Taylor e Aretha Franklin, Tia Carroll nasceu em Richmond, Califórnia, e iniciou-se na música cantando na Igreja Batista ainda muito jovem, influenciada por artistas como Stevie Wonder, Larry Graham e Sam Cooke. Começou a carreira profissional no final dos anos 70, acompanhando o lendário bluesman Jimmy McCracklin e a cantora Sugar Pie DeSanto. Dona de uma voz impressionante e uma forte presença de palco, Carroll vem ganhando vários prêmios, entre eles, West Coast Best Female Blues Vocalist (2017), Traditional Blues Woman of The Year (2018), Band Leader of the Year (2016).

A francesa Camille Bertault é apontada como um dos grandes talentos modernos do jazz. Cantora, compositora e intérprete, Camille é formada em piano clássico (pela Escola Francesa de Música), e também estudou canto e teatro. No Departamento de Jazz, estudou composição, harmonia e improvisação. Em 2016, ela teve seu primeiro trabalho, “En Vie”, distribuído por uma gravadora nova-iorquina, a Sunnyside Records. Após sua primeira turnê mundial, lançou seu terceiro álbum, «Le tigre» (Sony). Em seu mais recente álbum, “Playground” (2022), Camille evidencia sua versatilidade, gravando jazz, blues, música erudita e homenagens a compositores brasileiros (“Frevo” de Egberto Gismonti, e “Para Hermeto”), além de cantar também em português.

Soul da Esquina é um projeto que nasceu na cidade de Viçosa e tem a proposta de homenagear o movimento Clube da Esquina no ano em que o álbum homônimo de Milton Nascimento e Lô Borges completa 50 anos. Uma das características marcantes do Clube da Esquina é a liberdade criativa das composições, que abarcam influências de música erudita, rock, jazz, música folclórica e bossa nova. O Soul da Esquina (Pedro Ezequiel/bateria, Arthur Vini/vocal, Luciano Soares/guitarra e direção musical), Sarah Reis/vocal e Luciano Cruz/baixo) acrescenta a este caldeirão sonoro elementos da Black Music e do Soul.


Eliane Cardoso, cantora e compositora de Viçosa reúne em seu repertório canções autorais e releituras de artistas da MPB, como Elis Regina, Milton Nascimento, Marisa Monte, Rita Lee e Belchior, dentre outros. O trompetista belo-horizontino Adriano George e seus parceiros da Confraria do Groove vão apresentar um “Tributo Instrumental ao Descobridor dos 7 Mares - Tim Maia”, que se estivesse vivo, completaria 80 anos em 2022. Em seu extenso currículo, destacam-se as participações no show de lançamento do DVD Pietá, de Milton Nascimento, no Canecão/RJ e no programa Som Brasil (Rede Globo), na edição que homenageou Gilberto Gil.


Victor Biglione, guitarrista, arranjador e compositor com uma extensa carreira no Brasil e no exterior, gravou com mais de 300 artistas da MPB e 50 nomes internacionais. Foi vencedor de dois prêmios Grammy, com Manhattan Transfer, em 1988, e Milton Nascimento, em 2000.Lançou mais de 30 álbuns como solista, além de colaborações com Andy Summers (The Police), Wagner Tiso, Marcos Valle e Jane Duboc, entre outros.

ViJazz & Blues 2022 – Edição Comemorativa de 15 Anos


Atrações:


ITABIRA

Dia 04 de novembro: Camille Bertault – França – 21h

Dia 05 de novembro: Tia Carroll – EUA - 21h

Dia 06 de novembro: James Boogaloo - EUA – 20h

VIÇOSA

Dia 05 de novembro: Soul da Esquina, Victor Blglione e James “Boogaloo” Bolden - Recanto das Cigarras, a partir de 12h.

Dia 06 de novembro: Eliane Cardoso, Confraria do Groove e Tia Carroll - Recanto das Cigarras, a partir de 12h.


BELO HORIZONTE

Dia 08 de novembro: Conecto e James “Boogaloo” Bolden: às 20h, na Autêntica.

Site para compra de ingressos:

bottom of page