top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Universal Music apresenta edição em vinil de álbum de estreia de Cássia Eller

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Lançado em 1990, “Cássia Eller” é o contundente primeiro disco de umas das grandes intérpretes brasileiras, que chega hoje (11) à UMusic Store, plataforma de e-commerce da Universal Music, em versão física, em vinil vermelho.



Cássia Eller poderia ser mais uma cantora eclética surgida naqueles tempos, contudo, o ecletismo da artista passava por tribos outras. O repertório do LP “Cássia Eller”, lançado em 1990 pela Polygram (atualmente Universal Music), privilegia a Vanguarda Paulista em faixas como “Já deu pra sentir / Tutu” (Itamar Assumpção / Marcus Miller), “O dedo de Deus” (Arrigo Barnabé / Mário Manga) e “Não sei o que eu quero da vida” (Hermelino Neder / Arrigo Barnabé). A interpretação escancarada de “Rubens” (Mário Manga), apresentada originalmente pelo grupo paulistano Premeditando o Breque, deixou clara a homossexualidade da cantora quando isto ainda causava espanto. O rock nacional, sucesso nos anos 1980, está representado por “Barraco” (Frejat / Jorge Salomão), e por “Que o Deus venha”, (Frejat e Cazuza sobre versos de Clarice Lispector). Único hit do disco, a melancólica gravação de “Por enquanto”, de Renato Russo, saiu de uma fita demo e se sobressai pela delicada interpretação e a levada acústica, diferente da aspereza sonora das outras faixas.

As originais releituras de “Eleanor Rigby”, de Lennon e McCartney, em levada reggae, e de “Tutty Frutti”, sucesso de Little Richard, que reaparece em versão menos acelerada, atestam o peculiar gosto musical da jovem cantora. E Cássia também aparece como compositora na faixa “Lullaby”. Neste caldeirão musical ímpar, ainda coube “Otário”, uma composição do trombonista Bocato. “Cássia Eller”, disco no qual a cantora chuta literalmente o balde na contracapa, é o singular começo de uma artista excepcional.

Repertório “Cássia Eller” (1990):

Lado A:

1 – Já deu pra sentir / Tutu (Itamar Assumpção/ Marcus Miller)

2 – Rubens (Mário Manga)

3 – Barraco (Frejat/ Jorge Salomão) *Part. Especiais: Frejat e Peninha

4 – Que o Deus venha (Frejat/ Cazuza/ Clarice Lispector)

5 – Eleanor Rigby (John Lennon/ Paul McCartney)

Lado B

1 – Otário (Bocato)

2 – Por enquanto (Renato Russo)

3 – O dedo de Deus (Mário Manga/ Arrigo Barnabé)

4 – Lullaby (Cássia Eller/ Márcio Faraco)

5 – Não sei o que eu quero da vida (Hermelino Neder/ Arrigo Barnabé)

6 – Tutti Frutti (Lubin/ Penniman/ La Bostrie)

留言


bottom of page