top of page
Foto do escritorGuilherme Moro

Universo da criatividade foi um dos principais pilares do POW Festival

A criatividade esteve presente em cada detalhe do POW Festival, que aconteceu neste final de semana, 09 e 10 de dezembro, em Ribeirão Preto. O tema foi abordado em diversas das palestras que compuseram a programação do evento, que também contou com mais de 50 atividades imersivas gratuitas. 


Inteligência Artificial X Criatividade foi um dos assuntos em alta durante o festival. Segundo o palestrante André Patrocinio, co-founder e CEO da Etus, o tema é a guerra do século. “Em algum momento, fomos moldados a fazer tudo igual. Qual foi a solução que encontramos? Utilizamos a tecnologia para desenvolver uma ferramenta baseada em números para ser criativa no nosso lugar. Isso não faz sentido. A criatividade é inerente ao ser humano. Só nós somos capazes de ter emoções reais e somos nós que operamos todo esse ecossistema. A partir desse entendimento, devemos usar esses recursos para o bem, a nosso favor”, argumentou. 


Na mesma linha, Nelson Porto analisou como a IA pode auxiliar a criatividade e na produção artística. O fotógrafo disse que todos precisam se adaptar com as novas ferramentas, mostrou obras realizadas com a tecnologia e debateu sobre a linguagem autoral nesse segmento. 


O CCO da 3C Gaming, Paulo Aguiar, trouxe uma visão pragmática sobre o metaverso. Segundo ele, o metaverso é um tópico inevitável. “É a maneira que temos para interagir com o universo digital, oferecendo uma experiência ativa, com senso de identidade e de propriedade”, listou. Além disso, Paulo lembrou que esse é um campo fértil para as empresas e para o mercado da economia criativa. 

Por falar em empresas, o empreendedor Jônatas Mesquita, cofundador da Beleaf, discorreu sobre como posicionar marcas de forma audaciosa e impactante, passando pela criação, conceitos teóricos e o passo a passo como descobrir e conquistar novos clientes. “Se é para todos, não é para ninguém. Para acertar no alvo, você precisa encontrar o nicho do nicho”, orientou Jônatas. 


A ilustradora e influenciadora digital Rafaella Tuma, que ficou famosa em todo o país com seus vídeos divertidos nas redes sociais, também marcou presença no POW Festival. “É comum as pessoas falarem que só conseguem ter criatividade quando estão na beira da praia, em um ambiente mais calmo. Mas a criatividade nem sempre vem do ócio, vem de um processo criativo, não é do acaso”, pontuou. 

Já a influenciadora digital Vic Gaibar ensinou como fazer um conteúdo atraente nas redes sociais e lembrou que existe um mercado enorme para ser explorado na internet. Durante o bate-papo descontraído, ela enfatizou que qualquer pessoa com um celular consegue criar conteúdo com qualidade, técnica e criatividade. 

bottom of page