top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Tudo o que você precisa saber sobre o Arena Blues Festival, em Ribeirão Preto

Entre os dias 3 e 4 de maio, Ribeirão Preto recebe a oitava edição do Arena Blues Festival, que completa dez anos em 2024. O evento retorna justamente no local onde aconteceu a primeira edição, o Teatro de Arena. Entre as atrações confirmadas estão Deanna Bogart, Nanda Moura, e Keith Dunn. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla.


O evento, que é realizado pela BlueBird Produções, mantém viva a memória das grandes noites de jazz e blues vividas em Ribeirão Preto e coloca novamente a cidade no eixo nacional do estilo. O Arena Blues Festival está consolidado como um dos mais reconhecidos eventos do gênero no país. Ribeirão Preto carrega uma grande história dentro do cenário do blues brasileiro devido ao 1 Festival Internacional de Blues, realizado há 35 anos.

"A cidade tem uma trajetória de festivais que acontecem desde a década de 80. Inclusive, em 89, tivemos o que naquele momento, foi considerado o maior festival de blues da América Latina. Isso movimentou demais a cidade na época e vieram pessoas de outros países para acompanhar o festival, que contou com nomes como Buddy Guy, Albert Collins, Magic Slim. Ele foi um marco na época e um divisor de águas na história do blues brasileiro. Este evento deu à cidade a alcunha de Capital Brasileira do Blues", conta Gláucia Japur, diretora executiva da BlueBird Produções.


Japur é idealizadora do evento e comemora a volta do festival ao Teatro de Arena, local que ficou por oito anos fechado e é símbolo da cultura de Ribeirão Preto. O local foi inaugurado em 1969 e ao longo dos anos passou po diversas reformas. "É onde a magia acontece. O Arena Blues Festival no Teatro de Arena já virou uma tradição. Realizamos três edições no local e em 2016, quando íamos realizar a quarta edição, ele foi saqueado e ficou fechado por oito anos, retornando somente agora, em 2024. Durante os anos que o Teatro esteve fechado, o festival foi realizado na Mansão Galo Bravo. São dois dias de festival, começando a tarde para que possa agregar mais famílias e mais pessoas, sendo um evento com intuito mais cultural".


O blues é um gênero que revela diversos artistas todos os anos, já que possui um público ativo e fiel, que acompanha e está aberto a ouvir novos talentos. A organização deste ano foca na mescla entre velhor conhecidos e nomes emergentes do estilo.


"A Deanna Bogart, já venceu por cinco vezes o Blues Music Awards, Fred Sunwalk, que também é produtor do festival, está sempre presente nas edições. É nosso anfitrião. A Nanda Moura é uma artista nova no cenário brasileiro, mas tem uma carreira meteórica e já passou por grandes festivais. O Keith Dunn, gaitista com mais de 30 anos de carreira e que vem acompanhado da banda The Simi Brothers. Outra grande atração, é a banda Mississipi Devils, que traz um blues mais rural e será o grupo responsável por dar as boas vindas ao público", conta. A presença feminina é fundamental na história do blues. De Aretha Franklin a Bonnie Rait, é impossível falar sobre o gênero sem falar sobre as mulheres, pensando nisso, o Arena Blues Festival preparou uma noite especial.


"Nesta edição comemorativa, temos uma noite dedicada somente às mulheres do blues, que fazem uma cena de muita 'responsa'. No sábado teremos Woman In Blues, com um line-up todo feminino. É o dia que vão se apresentar Nanda Moura, Deana Boggart e a Arena Jazz Band, com participação de Camila Kerr", finaliza.


Serviço:

ARENA BLUES FESTIVAL

Dias 03 e 04 de maio de 2024

Teatro de Arena

Ribeirão Preto-SP Ingressos: Sympla


bottom of page