top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Trio mineiro de blues rock Cigar Box Band promove lançamento global de "Be Mine"

Da hospitaleira Belo Horizonte surge uma novidade para agitar o rock nacional. O trio Cigar Box Band disponibiliza hoje (23) o single e videoclipe de “Be Mine”, música que antecede o lançamento do álbum de estreia, programado para chegar às plataformas de streaming em escala internacional no próximo mês, através da gravadora francesa M&O Music.



A Cigar Box Band foi formada em 2021 e como o próprio nome sugere, sua sonoridade está intrinsecamente ligada ao instrumento chamado cigar box guitar, um ancestral não muito distante da guitarra elétrica.


A cigar box guitar é construída artesanalmente com componentes simples, mas apesar de sua natureza improvisada, é capaz de produzir uma ampla gama de sons. Muitos músicos contemporâneos têm ressuscitado o interesse por esse instrumento singular, explorando suas possibilidades sonoras e incorporando-o em suas performances, como é o caso de Jack White, Seasick Steve, PJ Harvey, Ben Harper e Shane Speal. Até Sir Paul McCartney já apareceu dedilhando uma cigar box guitar no documentário Sound City (2013).


O single "Be Mine" é uma ótima amostra do poder de fogo da Cigar Box Band. Um blues rock cru e direto, com forte influência de ZZ Top, cuja letra fala sobre uma paixão não correspondida. Germano Renan (vocal), Fred Chamone (cigar box guitar) e Paulo Espinha (bateria) têm uma visão musical muito bem definida e para colocá-la em prática sabem exatamente qual abordagem usar. Uma de suas armas secretas é uma cigar box guitar que foi construída com uma pá e produz uma distorção absurdamente visceral.


Fred Chamone, que assume também a função de produtor, compartilha detalhes interessantes sobre o equipamento: “O corpo e o braço são uma pá. Captador, tarraxas e cordas são de guitarra mesmo. Eu uso uma afinação aberta para poder tocar com slide. Aliás, eu só uso slide feito de latão porque acho que desliza melhor. A combinação de todos esses elementos resulta nesse timbre brutal”.


No clipe de "Be Mine”, podemos observar esse notável instrumento em ação. Dirigido por Bruno Paraguay, o vídeo é eficaz ao capturar o espírito rústico da Cigar Box Band. O conceito do clipe alinha-se perfeitamente à proposta da banda, revitalizando padrões old school com uma roupagem moderna.


"A ideia é valorizar não só a música, mas também o visual da banda. A locação escolhida para as gravações foi o Museu Jeca Tatu, situado em Itabirito (MG). O lugar tem uma vibe vintage e pudemos fazer takes em quatro ambientes diferentes, o que trouxe dinamismo ao videoclipe" - comenta o diretor.

Comments


bottom of page