top of page
  • Foto do escritorAmanda Haikal

Três álbuns de RAP lançados em 2023 que você precisa ouvir

Atualizado: 19 de jul. de 2023

O rap é um dos gêneros que mais fazem a cabeça da atual geração, seja por suas letras e batidas, ou mesmo pelos rappers, que se tornaram vedadeiros ídolos.


Se você não está por dentro do que está acontecendo, fique tranquilo, pois separamos três álbuns do estilo lançados neste ano e que você precisa ouvir o mais breve possível.


UM Quebrada Inteligente


O álbum, que é uma colaboração do rapper Kyan e do produtor Mu540, foi lançado semana passada, no dia 13 de julho. A obra conta com sete músicas, e uma delas com a participação da dupla de rappers Tasha & Tracie.


O disco mistura hip-hop com funk e mescla elementos do tech house, enquanto a capa traz a memória a estética de Um Maluco no Pedaço. Os fãs da cena aguardavam ansiosamente o lançamento, especialmente após trechos das faixas “Fantástico Mundo da Oakley - Bonus Track” e “um quebrada inteligente!” viralizarem nas redes sociais. Isso, porque, em junho, enquanto estavam em Paris, a convite de marcas brasileiras de streetwear que promoveram um showroom na cidade europeia, os artistas realizaram uma audição do disco, reunindo brasileiros para uma festa privada que se transformou em um baile underground.


Yin & Yang


O álbum da dupla Tasha & Tracie é uma parceria com os rappers Kyan e Gregory, respectivos namorados das artistas. As gêmeas, que geralmente rimam empoderando meninas e mulheres pretas, dessa vez focaram em celebrar a união, romântica e criativa, dos quatro jovens negros. Segundo comunicado emitido pelo EHXIS, estúdio de Tasha e Kyan, e onde a obra foi gravada, o título do álbum, que também é expresso visualmente na capa, “representa a polaridade dos casais que juntos criaram algo único”.


O disco foi lançado às vésperas do dia dos namorados, dia 8 de junho, buscando envolver os fãs na comemoração. Cada casal compôs duas faixas juntos, e as duas demais músicas são uma junção dos quatro. “Dia de Baile” e “Desce Licor” são de Tasha e Kyan, enquanto “Fechamento” e “Tom Sobre Tom” foram escritos por Tracie e Gregory.


Em entrevista ao RAP TV, Tracie relata que o álbum é uma forma de celebrar o relacionamento saudável que ela e sua irmã estão desfrutando, e também, marcar na história da dupla o incentivo que seus parceiros dão em suas carreiras. Assim, mesclando letras que migram do romance a reafirmação como artistas da cena, o álbum surge como uma proposta única, confirmando o que Kyan canta na track “Drake da Capital”: “Palavras que ouvi da Tracie/ E segue sempre o ditado/ Será que nóis tá pra frente/ Ou você que tá atrasado?”



Essa é a Vida de um Corredor



Esse é o álbum de estreia do rapper Ryu, the Runner. O disco conta com diversos feats, como CJota e Derek, dono da gravadora TTF, que acolheu Ryu no início da carreira. Apresentando ad-libs diferenciados e um flow viciante, o artista ganhou rápido destaque na cena. Em uma das tracks, o rapper faz referência ao Mítico Jovem. criador de conteúdo e apresentador do podcast Podpah, um dos mais conhecidos no Brasil. Com a alta visibilidade, o apresentador, que já era fã, convidou o artista para gravar o videoclipe da faixa no próprio estúdio do Podpah.

Kommentare


bottom of page