Toni Garrido muda letra de “Girassol” e causa debate entre fãs e coautor; entenda o caso
- Redação do Música Boa

- 8 de out.
- 2 min de leitura
O cantor Toni Garrido virou assunto nas redes sociais após alterar um trecho da música Girassol, sucesso da banda Cidade Negra. Durante participação no programa Altas Horas, no último sábado (4), o artista explicou o motivo da alteração.

Segundo ele, a alteração foi em um verso da música, que, segundo o vocalista, era “hétero e machista”.
A parte original dizia:
“A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos... / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de um menino, de um menino.”
Na nova versão, a letra foi transformada para:
“A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos... / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de uma menina, de uma mulher.”
No programa, o vocalista explicou que a transformação aconteceu devido a uma percepção dele de que a primeira versão seria machista. A canção tem autoria dele junto aos colegas Bino Farias, Lazão, Da Ghama e Pedro Luís.
Após 25 anos do lançamento da obra, a troca gerou comentários entre fãs da banda. O artista recebeu muitas críticas, inclusive de um dos co-autores, Da Ghama.
O que diz um dos coautores?
O cantor e compositor Da Ghama, fundador do grupo Cidade Negra e um dos autores de Girassol, gravou um vídeo criticando Toni Garrido pela alteração do trecho durante o Altas Horas. O músico afirmou ter se sentido “altamente desrespeitado como compositor”.
“Coisa machista? Hétero machista? Como assim? Me senti altamente desrespeitado como compositor. A ideia básica de colocar a grandeza de um homem na pureza de um menino traduz, na verdade, esse sentimento de a gente poder fazer uma crítica em relação aos homens que fazem a guerra.”
Da Ghama ainda ressaltou que a música é um hino de positividade e não possui conotação machista.
“É uma poesia. Quando se fala do menino, é no sentido do homem que faz a guerra se colocar no universo de uma criança e ter esse reencontro com a humildade, com a doçura, com a pureza. Essa é a mensagem”, completou.
O que disse Toni Garrido após a repercussão?
Após a polêmica, Toni Garrido se pronunciou nas redes sociais. O cantor afirmou que a mudança na letra não teve a intenção de apagar o passado, mas de atualizar a mensagem da música para o momento atual.
“Eu mudei uma palavra, e essa palavra mudou o sentido de tudo. Mas foi uma mudança com amor, com carinho. Não foi uma crítica aos meus irmãos de banda, nem à música. Girassol é uma canção que sempre nos ensinou a olhar para a luz. E hoje, olhando para as mulheres e meninas que me cercam, achei importante reconhecer essa grandeza também nelas”, finalizou.








