top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Supernova aborda abolição da escravatura e morte de Nego Beto são os temas em “A Vida Joga”

Para enfatizar a data de 13 de maio, abolição da escravatura no Brasil, estão sendo lançados pela gravadora Festa Music o single e clipe da música “A Vida Joga”, composição da poetisa Rose Nóbrega e do produtor e cantor Osny Melo, participante da edição 2022 do The Voice+. Interpretado por Marcy Santtos, dona de um timbre vocal por si só empoderado, “A Vida Joga” é um R&B que traz a mensagem de equananimidade e afirmação do povo negro.



Surgida a partir de um sonho logo após o brutal assassinato de Nego Beto, morto enquanto fazia compras em um supermercado de Porto Alegre (RS), em 2020, a canção propõe o oposto daquela cena violenta e traz tranquilidade, afeto e ecoa as lamúrias das almas negras. O episódio de Nego Beto foi mais um capítulo triste na história racial do país, ainda acometido pelo racismo e pela segregação mesmo 134 anos após a firmação da Lei Áurea, mas “A Vida Joga” quer mostrar que a negritude valorize seus ideais e busca pela paz.



A arte de capa do single trabalha com a simbologia da rosa negra, rara na natureza e de alto valor, assim como os negros e negras que sabem seu valor mesmo quando a sociedade e a cultura enfatizam o contrário. A arte também representa o vendaval que é a vida dos negros que são arrancados de sua essência e raízes, por isso a rosa negra tem seu cabo cortado, significando a ruptura social a que é acometido o povo negro.




Em cima de um beat de trap soul, a voz de Marcy Santtos dança suave, levada pela produção musical que enfatiza a black music e a música pop atual. Osny Melo divide os vocais com versos de rap sobre a guinada na mentalidade que precisamos ter.

bottom of page