Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo se manifesta após censura durante show em São Paulo
- Redação do Música Boa

- 14 de jul.
- 2 min de leitura
A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo se manifestou oficialmente na tarde desta segunda-feira, através das redes sociais, após ter o show interrompido durante apresentação na Semana do Rock, realizada na Praça do Patriarca, centro de São Paulo. O grupo foi censurado pela Prefeitura de São Paulo, que através de representantes, interromperam a exibição de bandeiras da Palestina e de outros países do Sul Global no telão do palco.
Veja a nota do grupo na íntegra:
O que aconteceu?
O episódio ocorreu na última sexta-feira, durante o evento gratuito promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A banda afirma que, ao projetar no painel de LED as bandeiras da Palestina e de nações historicamente marcadas por colonizações, a imagem foi abruptamente cortada. Logo em seguida, segundo os músicos, o som do show foi interrompido e houve ameaça de multa por parte da organização.
Segundo os integrantes, a apresentação, que ainda teria sete músicas pela frente, foi reduzida a apenas duas faixas, frustrando o público presente e ferindo, segundo os músicos, princípios de liberdade artística.

O que disse a Prefeitura?
Em nota enviada ao Metrópoles, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, afirmou que o painel de LED foi desligado e o som reduzido preventivamente, após “falas e projeções que feriram cláusulas contratuais, com ofensas direcionadas a terceiros”.
A pasta também declarou que, ao contrário do que afirmou o grupo, a apresentação foi mantida até o fim, embora com alterações.
“As manifestações são de responsabilidade exclusiva da artista e não representam o posicionamento institucional da Prefeitura, que reforça seu compromisso com a liberdade artística dentro dos parâmetros legais da administração pública”, concluiu a nota oficial.






























