top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Show Viola e Batuque ocupa a Caixa Cultural com pluralidade da música brasileira

Viola e Batuque, projeto que une o sul-mato-grossense Marcos Assunção e o baiano Marco Lobo, chega ao Rio unindo a brasilidade e singularidade em performances especiais na Caixa Cultural. Eles se apresentarão no Teatro Nelson Rodrigues nos dias 10 e 11 de maio, às 19h, com participação especial de Maurício Tizumba. Os ingressos variam entre R$ 15 e R$ 40.



Misturando a viola caipira sul-mato-grossense, violão 7 cordas, berimbau, pandeiro e outros instrumentos percussivos, o show traz um repertório baseado no álbum homônimo lançado em 2023 com canções que vão do regional ao erudito e jazzístico, refletindo a criatividade inspirada nas culturas regionais e na diversidade musical do Brasil.


E esse é um verdadeiro encontro de mestres. Marcos Assunção, compositor e multi-instrumentista de Campo Grande, mescla influências que vão do jazz à música regional, destacando-se na viola caipira. Graduado em música pela UFMS e pós-graduado em Educação Musical, já dividiu palco com renomados músicos e lançou uma coleção dedicada à viola sul-mato-grossense. Ao seu lado, Marco Lobo, percussionista autodidata, acumula uma vasta experiência na MPB, tendo colaborado com grandes nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Atualmente, além de sua carreira solo, integra o Trio com Armandinho Macêdo e Yacoce Simões e o duo Yami, com Federico Puppi.


Como participação especial nas duas noites, Maurício Tizumba trará seu talento e experiência de quase 6 décadas de carreira. Músico mineiro reconhecido por seu percurso relevante na cultura afro-brasileira, marcado pela forte influência do congado, ele apresentará algumas canções ao lado de Assunção e Lobo, além de um número solo.

bottom of page