top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Sensação do blues rock e soul/folk, Shawn James faz três shows no Brasil

Cantor, multi-instrumentista e compositor norte-americano de 35 anos com uma carreira de mais de 10 discos, Shawn James retorna ao Brasil em abril deste ano para três shows: Curitiba (14/4, no Basement Cultural), São Paulo (15/4, no Fabrique Club) e Rio de Janeiro (16/4, no Agyto). A realização da turnê é da Powerline Music & Books junto à Mirror/AM.



Shawn James é recomendado a fãs de White Buffalo, Brown Bird, Hozier, Kaleo e Chris Cornell. Sua voz é uma combinação dos coros gospel, com os quais experimentou e aprimorou quando jovem, junto à outra formação - em música clássica e ópera.


James, inclusive, volta aos holofotes midiáticos com o lançamento da série The Last of Us, na HBO: em 2016, sua música 'Through the Valley' foi tocada pela personagem Ellie no trailer de anúncio do jogo de videogame The Last of Us Part II. Isso levou a música ao topo da parada viral do Spotify no Reino Unido, conquistando mais de 60 milhões de streams nas plataformas digitais. Em junho de 2020, ele lançou uma versão regravada da música antes do lançamento do jogo.


Shawn James está atualmente na turnê do álbum ‘A Place in the Unknown’ (2022), o sexto registro fonográfico de sua carreira solo e destaca um vigor único e cheio de groove na fusão do rock, blues, folk e até influências da música gospel.


Sobre o disco, Shawn resume a energia do material, que ainda mais potente no ao vivo: “Para mim, há uma sensação de impulso em todas essas músicas que as mantêm animadas e animadas. Liricamente, sinto que me inclinei para uma sensação de não saber e aprender a ficar mais confortável com o meu lugar no desconhecido”.



O impacto ao vê-lo cantar, em palco, é sem dúvida uma carga emocional única. A versatilidade de seus múltiplos registros vocais é o principal trunfo de suas composições.

Ghost (You don’t know my name), a faixa de abertura do citado novo disco, que certamente estará no set lists dos shows no Brasil, exemplifica a potência e a sensibilidade de Shawn James: melodias mais suaves no início que fluem em uma torrente de poder conforme a música avança. Tem, ainda, tons mais graves e poderosos na sua voz.


Shawn James

Shawn James nasceu e cresceu no Sul de Chicago, em Illinois (EUA). "Sempre estive perto de muita música sincera e cheia de alma e pessoas trabalhadoras, reais e pé no chão. Apesar de não seguir mais nenhuma religião, valorizo os tempos que tive na igreja e como me moldaram para ser o que sou agora”, conta o músico em sua biografia.


Começou a carreira autoral em 2012 e nunca mais parou. Já tocou de folk a blues, r&b, gospel a rock, metal e muitas coisas entre estes gêneros. “A principal constante entre todos os gêneros seria que tudo é feito com emoção, sentimento, coração e muita alma. Eu quero dizer o que eu digo e sinto profundamente o que eu toco”, ele ressalta.

Comentarios


bottom of page