top of page
  • Foto do escritorGabriel Quesada

Revival Emo? Relembre canções do gênero que fizeram muito sucesso no Brasil

Surfando no sucesso do punk, o emotional hardcore, ou só emo, foi uma aposta ousada das gravadoras da década de 80. Afinal, não parecia uma boa ideia combinar a agressividade do metal com os versos melosos das baladas românticas. E para a surpresa de todos, em pouco tempo, o emo já havia tomado conta do mainstream, e se tornado um verdadeiro estilo de vida para muitos jovens que queriam falar de amor, sem abrir mão da sua rebeldia.


Foto de divulgação do segundo álbum da carreira do NX Zero, “Agora”, de 2008

E como tudo que faz sucesso lá fora, não demorou muito para o estilo chegar ao Brasil. Como nos Estados Unidos, o movimento emo foi uma febre no país, e até o momento em que sofreu o seu último grande boom, por volta de 2010, revelou grandes nomes da cena nacional, como a Pitty, o NX Zero e o Fresno.


Após anos de idas e vindas, hiatos e pequenos trabalhos, estes artistas voltaram a fazer grandes apresentações pelo país, dando uma esperança aos poucos emos que sobraram de um possível revival do movimento que marcou toda uma geração.


Abaixo, cinco sons que resumem o que foi a música emo no Brasil:


5. Dias Atrás - CPM 22


Parte do terceiro álbum de estúdio da banda de Barueri, “Dias Atrás” é uma das tracks mais famosas dos caras que, apesar de rejeitarem o rótulo de emo, foram um dos primeiros a incorporar características do estilo no país.



4. Desde Quando Você Se Foi - Fresno


Ao contrário de Badauí, Lucas Silveira, vocalista do Fresno, é a cara do movimento emo, e a canção de Redenção (2008), um verdadeiro cartão postal de uma das bandas mais tradicionais do gênero.



3. Levo Comigo - Restart


Apesar de serem acusados por boa parte dos emos de abandonar a agressividade do hardcore e fazer um som mais alegre, chamado de “happy rock”, caminho que lhes rendeu uma série de comentários homofóbicos, a banda de Pe Lanza agregou e muito para o gênero, e o sucesso “Levo Comigo”, de 2009, é a prova disso.



2. Equalize - Pitty


No maior estilo Amy Lee, a baiana Pitty é uma das principais referências da música emo no país, e “Equalize”, de 2003, apenas um dos seus muitos sucessos.



1. Razões E Emoções - NX Zero


Talvez o maior sucesso do gênero no Brasil, a canção de 2006 foi o hino de uma geração e, até hoje, é cantada de cabo a rabo até por quem não se identifica com o movimento.





Comments


bottom of page