top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Rap na Medida lança álbum gravado durante projeto socioeducativo em Foz do Iguaçu

Rap na Medida é um projeto realizado pelos músicos e educadores Renan Inquérito e Pop Black voltado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O trabalho com o público jovem inclui uma imersão na cultura do Hip Hop e na literatura, ressaltando o poder da palavra falada, cantada e declamada.



Dando nova dimensão à ideia de cumprimento de medidas, os adolescentes têm a oportunidade de se colocarem no papel de criadores e produtores, escrevendo versos e letras baseadas em suas próprias vivências. Todo esse conteúdo foi transformado em música e depois em vídeo, colocando-os como protagonistas de todo o processo.


O projeto Rap na Medida foi realizado durante os anos de 2021 e 2022 no CREAS II. do município de Foz do Iguaçu (PR), e resultou na produção de oito músicas, que foram gravadas em um estúdio improvisado e agora se tornam o álbum Rap na Medida, lançado em todas as plataformas de streaming e em videoclipes disponíveis no YouTube. O projeto também rendeu o minidocumentário “Poesia da Medida”, que traz depoimentos e bastidores dos encontros. O processo do Rap na Medida, além das vivências, músicas e videoclipes, também gerou o livro Poesia na Medida, produzido pelos adolescentes.



O álbum Rap na Medida teve show de lançamento em Foz do Iguaçu na segunda-feira, 21 de novembro, durante as atividades da 17ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, realizada de 17 a 24 de novembro no Clube Gresfi. Na ocasião, foram apresentadas as músicas produzidas durante o projeto com participação dos adolescentes.



bottom of page