top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Quente e dançante: Alejandro Hernandez lança “Luna” em parceria com Samuel Samuca

Alejandro Hernandez é um acontecimento. Venezuelano, o artista carrega inusitadas misturas musicais em sua assinatura: ritmos que raramente convergem e a união de instrumentos tradicionais de diferentes países latinos. Na diversidade ele encontra inspiração, que agora desabrocha na bela e dançante Luna, single que chega ao mundo no dia 07/05. A canção é resultado das pesquisas sonoras de Alejandro e conta com a colaboração de Samuel Samuca, da banda Samuca e a Selva.



Foto: Sofia Colucci

Animada e contagiante, em Luna habitam ritmos afro-brasileiros e ritmos venezuelanos, como o Ijexá e a Jota Carupanera, somado ao uso de instrumentos de vários cantos latinos, como berimbau, caxixis, congas e o cuatro venezuelano. Cantada em espanhol, a música celebra os diferentes momentos da vida e suas transformações.


As fases da lua são uma metáfora para as fases dos processos que vivemos ao longo da nossa existência: cada processo carrega diversos momentos, desde o início com suas novidades, os momentos de crescimento, os de completude, e assim por diante, até tudo minguar e os ciclos reiniciarem. Luna é sobre aprender com os caminhos para não repetir erros “Evitando todas las calles por donde pase / Pa no volver a tropezar donde ya tropecé”, e também sobre passar pelos obstáculos com força e intensidade, sem jamais perder o encanto: “Ay lunita llena alumbrame también / Alúmbrame y a alúmbrame de la cabeza a los pies”.


Os vocais divididos com Samuel Samuca não são por acaso, já que o líder da banda Samuca e a Selva é tropicalista em sua performance e estética libertárias. Samuel busca uma universalidade sonora a partir da música tipicamente brasileira, sendo a força da cultura local que Alejandro buscou incorporar na canção. Ponto de conexão de artistas e histórias, Luna também tem as percussões de Guilherme Kastrup, produtor que assina trabalhos lendários de Elza Soares e Zeca Baleiro.


Sobre as parcerias, Alejandro conta: “Por conta do Samuca já ter uma influência latina na sua música, compus Luna já tendo em mente que a parceria iria ser com ele, e a música existiria no ponto em que nossas musicalidades convergem. E na hora de procurar um percussionista, eu queria que fosse uma pessoa que realmente tivesse domínio do ijexá e não só tocasse a base padrão, então a primeira pessoa que veio em mente foi o Kastrup, que é um grande percussionista e tem uma pesquisa muito extensa dentro da música brasileira”.


Com mixagem e masterização de Adonias Souza Jr., baixo de Alexander Carrillo, saxofone barítono e soprano de Oswaldo Zapata, trompete de Franco Marcano e flauta de Andrés Brito, Luna é a primeira de diversas canções que Alejandro Hernandez prepara em parceria com músicos brasileiros, buscando através da mistura e da colaboração, inéditas combinações musicais.


Comments


bottom of page