top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo faz Festa da música brasileira junto a Antônio Nóbrega

Nos dias 10 e 11 de agosto o músico pernambucano Antônio Nóbrega, patrimônio nacional com meia década dedicada à música entre outras artes brasileiras que domina, se apresenta junto ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, às 19h.


"Antônio Nóbrega é uma referência sobre cultura brasileira, então é natural que ele fizesse parte da programação do ano que celebra os 200 anos da independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, marcada por discutir a identidade nacional”, diz Marcelo Jaffé, violista do Quarteto. “Gostaríamos muito de ouvi-lo sobre isso e apresentar a relação entre o que se costuma chamar de cultura popular e cultura erudita, uma vez que a gente entende que não há essa divisão, o que há é música - e, no caso do Brasil, uma música hiper elaborada e rica”, completa.

Nóbrega que o diga. Integrante de movimentos que destacaram essa erudição da arte popular nordestina, entre eles a Orquestra de Câmara da Paraíba e o Quinteto Armorial, o violinista é um pesquisador ávido de instrumentos, ritmos, mas é também um entusiasta e festejador, um personagem dançante, como Tonheta, sua criação e seu teatro, o Brincante.

Junto a Nóbrega e o Quarteto, integram a formação o bandolinista Marcos Cezar, que vem diretamente de Pernambuco, Zezinho Pitoco na percussão e o violinista de sete cordas Edmilson Capelupi, responsável pelos arranjos.



O Concerto será aberto por “Nordestinados”, primeiro movimento do Quarteto de Cordas em Lá maior, de Clóvis Pereira, seguido de “Mourão”, de Guerra Peixe, além de exemplares musicais tradicionais nordestinos, como “Tirando a Casaca”, de Antonio Nóbrega e Clóvis Pereira. Na segunda parte do programa, “Minha Voz Não Silencia Porque Poeta não Cala” e “Quem Mandou Matar Marielle”, de Antonio Nóbrega e Wilson Freire, apresentam uma leitura da realidade nacional atual.

Festa

QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO Antonio Nóbrega, violino Edmilson Capelupi, arranjos e violão Marco Cézar, arranjos e bandolim Zezinho Pitoco, percussão

댓글


bottom of page