O Sesc 24 de Maio apresenta a 2ª edição do Viva Viola! desta vez em celebração ao centenário de nascimento de Inezita Barroso.

Reconhecida por sua contribuição à música de raiz, a artista será homenageada com uma programação que destaca a cultura material e imaterial em torno da viola por meio de música, dança, narrativas, livros e brincadeiras. As atividades, voltadas para todas as idades, acontecem de 7 a 30 de março, com opções gratuitas e pagas. Os ingressos para as atrações pagas estarão à venda no portal sescsp.org.br, no aplicativo Credencial Sesc SP e nas bilheterias do Sesc SP.
Destaques da Programação
A programação conta com diversas apresentações musicais, incluindo o show de Mary Galvão e Mario Campanha, com participações das duplas Cacique e Pajé e Mococa e Paraíso, no dia 15/3. Mary Galvão integrou a célebre dupla Irmãs Galvão, reconhecida como um dos ícones da música caipira.
Além disso, o Viva Viola! traz apresentações de cultura popular ligadas ao universo da viola, como Catira (12/3) e Roda de Cururu (29/3). Para as crianças, os destaques são os espetáculos teatrais Viagens Afrocaipira, com Cia Indômita (8 e 9/3), e Ói Lá, Inezita, com Cia Cênica (15 e 16/3).
Inezita Barroso foi uma figura essencial na história da música brasileira. Cantora, instrumentista, pesquisadora, atriz, radialista e apresentadora, sua carreira de mais de 60 anos revela o talento e a coragem de uma artista que desafiou preconceitos de gênero e se consolidou como referência na música de raiz. Como violeira, destacou-se por enaltecer o instrumento e seu repertório singular.
Nascida Ignez Magdalena Aranha de Lima em uma família tradicional paulistana, Inezita quebrou barreiras ao tocar viola em uma época em que o instrumento era associado exclusivamente aos homens. Com determinação, dedicou-se à pesquisa de campo, compilando vertentes populares e gravando mais de 80 discos, deixando um vasto acervo audiovisual.
Viajando por todo o Brasil, Inezita resgatou e difundiu a cultura sonora do país com sua voz de contralto e o toque único da viola e do violão. Além de seu talento como intérprete, destacou-se como educadora, ensinando teoria e prática musical. Sua popularidade cresceu à frente do programa Viola, Minha Viola, na TV Cultura, onde recebeu centenas de artistas e marcou gerações desde 1980.
O projeto Viva Viola! teve início em agosto de 2024 com uma celebração à violeira sul-mato-grossense Helena Meirelles. O projeto busca valorizar a memória de instrumentistas brasileiras, ressaltando a variedade de estilos que a viola alcançou nas diversas regiões do país, assim como a contribuição singular das homenageadas a esse universo musical. Com esta iniciativa, o Sesc reafirma a perspectiva transversal da abordagem socioeducativa de suas ações, realçando a pluralidade de culturas e de gênero, e o necessário encontro entre gerações, assim construindo um diálogo bem afinado.