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  • Foto do escritorGuilherme Moro

Projeto carioca NINGUÉM faz sambalanço psicodélico sobre conexões em “Fora do Alcance”

A trilogia “Balanço Oculto” está ancorada na rítmica e lírica aberta por Jorge Ben Jor na música brasileira. Compay mergulha ainda na estética dos artistas brasileiros entre os anos 90 e 2010, quando formou suas aspirações como compositor ao observar aqueles que fugiam às regras e não se rendiam aos padrões.



"Eu tenho a pretensão de cantar a nossa época no sentido de tentar ser capaz de criar uma lírica sobre o nosso tempo. Ao mesmo tempo, obedecendo meu impulso criativo mais próprio, devo dizer que esse sentido político artisticamente almejado por mim é moldado, evidentemente, pela minha identificação com a música aberta pelo Jorge Ben Jor – e, assim, através dele, minha referência maior, me ilumino com os Originais do Samba, Trio Mocotó, Bebeto, entre eles”, conta o artista.


Em “Fora do Alcance”, ele traz a percussão de Roque Miguel (Afrojazz, Marcelo D2) e da dobradinha paulista Átila Silva e Everton Martins, da Banda Nova Malandragem, arranjada pelo produtor também paulista Levi Keniata (Nebulosa Selo). O clipe da música, gravado na própria casa do artista, parece simples, mas vem carregado de significados.


“Por um interesse mútuo em Frantz Fanon, uma referência crítica no campo teórico e político sobre a questão racial e colonial, o diretor Arthur Martins e eu chegamos à ideia de fazer uma brincadeira visual com um quadro surrealista de René Magritte intitulado “As férias de Hegel” (1958), suspendendo a cadeira por cima de mim”, revela.



O interesse de Compay pela música por um prisma de criação coletiva foi gestado na Orchestra Binária, trio que passou a integrar em 2004, mas foi ainda na adolescência, na Cidade de Deus, que o músico foi se formando.


Compay Oliveira atua na cena independente carioca desde o início dos anos 2000. Agora, seu trabalho solo começa a ganhar forma com a trilogia “Balanço Oculto”, cujo primeiro volume foi lançado em 2020, seguido do single “Menos que Nada”. Esses primeiros lançamentos chamaram atenção da mídia especializada dentro e fora do país, como na rádio KBCS (EUA) e Sounds and Colours (EUA/Reino Unido).


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