top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Prêmio Profissionais da Música retorna com edição presencial em 2023

"Temos um país para reconstruir". Com este slogan, o Prêmio Profissionais da Música - PPM, em sua sétima edição, não só celebra e reconhece o esforço de tantos nesses últimos anos tão difíceis, mas também reforça a urgência desse chamado. Em Brasília, de 1º a 4 de junho, a programação, que retoma ao formato presencial após a pandemia, acontecerá no Museu da República, Clube do Choro e Câmara Legislativa do Distrito Federal.



Além de artistas, o PPM valoriza e contempla 176 categorias de trabalhadores que fazem parte da cadeia criativa e produtiva da música, olhando para todos os cantos do país. Do roadie ao instrumentista, do músico educador ao produtor, da produção do videoclipe ao selo de música. Todas as fases da produção estão contempladas nesse prêmio.


E entre os artistas indicados, estão músicos ainda desconhecidos do grande público, como a cantora amapaense Oneide Bastos e o guitarrista do interior da Bahia Igor Gnomo, e também personalidades como Chico César, Dante Ozzetti, André Mehmari, Alaíde Costa, Juçara Marçal, Davi Moraes, além de Orquestras como a Brasil Jazz Sinfônica.


Outro destaque do evento são as mesas de debates, abrangendo as modalidades e categorias que compõem a premiação, com destaque para “O Uso de Recursos de Inteligência Artificial na Produção Musical Executiva”, “Música em Pauta: uma ponte entre o som e a imprensa musical”,Os Caminhos da Música Popular Brasileira”, “Entre Corpos Toadas e Batuques”, “Cancioneiro Latino-Americano e Brasileiro como espaço para o restauro da história”, “A importância da gestão e análise de metadados para o sucesso na carreira”, “Música no metaverso e web 3.0: novos campos de trabalho para os profissionais da música”, entre muitos outros.

No dia 1 de junho, acontecerá a Cerimônia de Abertura e Moção de Louvor aos Profissionais da Música, realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em 2 de junho, serão premiadas as categorias das modalidades Produção (187 finalistas) e Convergência (166 finalistas). Já em 3 de junho de 2023, será a vez das modalidades Educação (94 finalistas) e Criação (395 finalistas). As duas noites de premiação serão transmitidas pela internet, através do canal do prêmio no Youtube e contará com um intérprete de libras. O PPM foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.


Uma das inovações dessa edição será o festival A Parada da Música, com destaque para a apresentação da cantora, compositora e cirandeira Lia de Itamaracá, uma das homenageadas do PPM 2022/2023. Além de Lia, representando a Modalidade Educação, criada a partir dessa edição, o evento homenageará o jornalista, pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca (Produção); o compositor, cantor, instrumentista e artista plástico Renato Matos (Convergência); e, in memoriam, um dos grandes expoentes do Mangue Beat Chico Science (Criação).


“O nosso propósito é maximizar o protagonismo daqueles que nos enriquecem com talento, criatividade, inovação e informação a cada edição e convidar o público a viver essa experiência conosco”, afirma Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM. “E estes profissionais não estarão presentes apenas na plateia e no palco recebendo troféus, mas compartilhando seus conhecimentos e talentos na programação composta de palestras, painéis, workshows, gravação de podcast, feira literária e Lab PPM”, explica.


Entre as presenças confirmadas estão o músicos, produtores, jornalistas e profissionais da música como Roberto Menescal, Benjamin Taubkin, Edson Natale, Patrícia Palumbo, Thomas Roth, Alec Haiat, entre tantos outros.

SERVIÇO:

Prêmio Profissionais da Música- 7ª Edição De 1º a 4 de junho

Premiação Produção e Convergência - 02/06 (19h)

Premiação Educação e Criação- 03/06 (19h)

Para assistir pela internet: Youtube: Prêmio Profissionais da Música

bottom of page