PIC-NIC comemora lançamento do álbum Volta com videoclipe da faixa “Aniquilação”
- Redação do Música Boa
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
A banda de indie rock carioca PIC-NIC lançou nesta quarta-feira (28) o álbum Volta. O disco, assinado pelo selo Novevoltz Records em parceria com a Bonde Music, é o primeiro trabalho composto exclusivamente por faixas inéditas desde o retorno do grupo, em 2021, após uma pausa de 14 anos.

Produzido pelos guitarristas Miguel Afonso e Paulo Gehm, Volta reúne sete faixas e traz participação especial do rapper Ramonzin. "É um álbum feito com muito esforço. Nos empenhamos para que ele chegue ao mundo com o melhor que temos no momento: um trabalho compacto, com arranjos bem pensados", afirma Miguel.
Segundo o baixista Flavio Chokkito, o álbum é também um retrato da evolução individual e coletiva da banda. “Resgatamos o som do começo dos anos 2000, mas agora com a bagagem que cada um trouxe desse tempo separado. O resultado é como um caleidoscópio da nova fase da PIC-NIC”, define.
“Aniquilação”: o brilho do fim do mundo
Para marcar o lançamento, a banda divulgou o videoclipe da faixa “Aniquilação”, dirigido por Rabu Gonzales. A música, segundo a vocalista Guidi Vieira, fala sobre o apocalipse como uma experiência quase estética. "É sobre haver até algum prazer em ver tudo acabando, o colapso final após tanta apreensão. E viver esse momento ao lado de quem se ama", explica.
“Aniquilação” traz uma sonoridade inédita para a banda, com a introdução de arranjos de metais e uma fusão inusitada de estilos. Miguel descreve a música como “punk-disco-grunge”.
Formada em 2001 por Guidi Vieira (voz), Miguel Afonso (guitarra), Paulo Gehm (guitarra), Flavio Chokkito (baixo) e Robson Riva (bateria), a PIC-NIC acumula os álbuns PIC-NIC (2003), Feito em casa (2004) e 2007 (lançado em 2021, com material antigo). Volta, no entanto, é apontado pela banda como o trabalho mais consistente da carreira.
"Gravamos tudo no estúdio Marini, com o Mauro Araújo. O resultado ficou muito acima de qualquer outro trabalho que já fizemos", diz Guidi. “O novo álbum, além de trazer uma sonoridade mais madura e variada, tem uma produção mais esmerada, mais cuidadosa e carinhosa”, finaliza Chokkito.