Otis Selimane lança releitura de Os Tincoãs com participação de Mateus Aleluia
- Redação do Música Boa

- 11 de jul.
- 1 min de leitura
O cantor e multi-instrumentista moçambicano Otis Selimane lançou nesta semana o single “Cordeiro de Nanã”, releitura da obra do grupo baiano Os Tincoãs. A canção conta com participação especial de Mateus Aleluia, um dos fundadores do trio, e antecipa o álbum Músicas de Mbira e Outros Contos Bantu, previsto para agosto.
Gravada com voz e mbira Nyunga Nyunga, instrumento tradicional do povo shona, do sul da África, a faixa adota um arranjo minimalista e litúrgico. A proposta marca um distanciamento estético dos trabalhos anteriores do artista, com ênfase na espiritualidade e no resgate das tradições orais e musicais de matriz bantu.

O lançamento também vem acompanhado de um videoclipe dirigido pela artista baiana Nara Couto. As imagens reforçam o caráter ritualístico da obra e destacam o encontro simbólico entre Otis e Aleluia, em um ambiente contemplativo e de troca intergeracional. O vídeo foi filmado por Douglas Aguiar, com captação de som de Zuculin.
Radicado no Brasil desde 2015, Otis Selimane tem se destacado como um dos principais nomes africanos da cena musical brasileira contemporânea. Reconhecido pela BANTUMEN como uma das 100 personalidades mais influentes da Lusofonia, o artista mescla música, palavra e performance em projetos autorais que incluem turnês pela Europa e passagens por festivais como Sesc Jazz, Savassi Jazz e Festival de Sines, em Portugal.








