top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Obscuro e dançante, Abismo Informação é o novo disco do duo “Dormente

Na quarta-feira, 30/11, vem ao mundo Abismo Informação, novo disco da Dormente, duo formado por Ítalo Riber - integrante das bandas WRY e Monoclub, e que já tocou com diversos nomes da música brasileira como Maurício Pereira, Bocato, Big Chico, Tim Bernardes e Tulipa Raiz - e Victor Fortes, músico, compositor e produtor musical com uma extensa discografia que por projetos de diversos gêneros e estilos diferentes.



Os dois se conheceram em 2017 e aproximaram seus laços quando tocaram juntos no projeto de Pêu Ribeiro “Alienpovo” em 2018, e desde então vinham planejando uma parceria musical, a semente do que se tornaria a Dormente.


Abismo Informação é o segundo disco do projeto, e assim como o primeiro - o disco Parestesia - é uma obra muito pessoal. Retratando os sentimentos de um jovem brasileiro com seus próprios defeitos e particularidades, em um contexto de pandemia e isolamento social, a obra é um desabafo sobre solidão, saúde mental, e sobrevivência dentro do sistema capitalista. Abismo Informação também pode ser lido como “Abismo em formação”, analogia tanto ao abismo que está surgindo no mundo digital, com suas camadas de desinformação e fake news, quanto para o abismo que se forma dentro das pessoas, trazendo ansiedade, depressão, problemas de autoestima e outros diversos distúrbios derivados do modo de vida atual.


“Esse álbum foi composto entre 2020 e 2021, e tinha planos para ser lançado em 2021, que era o momento que fazia mais sentido com a temática do álbum: pandemia e o caos político. Porém, o tempo foi passando e perdemos essa janela, o álbum se tornou uma fotografia do contexto da época, e lançar agora criou outro sentido, como um modo de lembrar de todas aquelas situações e sentimentos que vivemos, um registro histórico musical da minha sobrevivência no fascismo brasileiro, embora esse "passado" ainda esteja entre nós”, explica, em tom confessional, Victor Fortes.



Com vocais e sintetizadores de Victor e bateria e baixo sintetizado de Ítalo, Abismo Informação foi influenciado sonoramente por gêneros como witch house, dark synthwave, synthpop, EDM e Indie R&B, e traz na maior parte do seu arcabouço lírico temas mais pessimistas e melancólicos, bebendo da estética Cyberpunk, onde o futuro distópico já chegou.


“Enquanto o Parestesia foi o embrião do que seria a identidade sonora da Dormente, no Abismo Informação é onde ele começa a amadurecer, foi onde eu tentei experimentar mais, tentar ser um pouco diferente, buscar minha própria personalidade, com uma gama mais variada de influências”, conta Victor. “A minha raiz musical surgiu no metal, então sou muito influenciado por ritmos mais pesados e distorcidos, mas ao mesmo tempo eu também tenho meu lado pop e o meu lado psicodélico, e acho que o Abismo Informação acabou se tornando a soma dessas características.”


O lançamento, que também teve participações especiais de Hugo Rafael, cantor e compositor que participou do The Voice 2021 e do pianista e compositor João Leopoldo, sai pelo selo Lastro Musical.

Comments


bottom of page