top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Nelson Faria encerra com Lenine mais uma temporada de "Um Café La Em Casa"

O Brasil é profícuo em grandes músicos. Alguns tornam-se referências na sua arte, obtendo o respeito de seus pares até mesmo no exterior. É o caso do guitarrista Nelson Faria, mineiro radicado no Rio de Janeiro, com passagens por Brasília e pelos EUA, onde estudou no Guitar Institute of Technology. Em 2015, o músico surpreendeu por revelar ao público uma nova faceta: a de apresentador. Não um apresentador qualquer, mas um cara capaz de deixar à vontade grandes nomes como Edu Lobo, Ivan Lins, João Bosco e até mesmo o guitarrista norte-americano Stanley Jordan. Esses são apenas alguns dos muitos convidados que Nelson já recebeu para um café. No caso, “Um café lá em casa”, programa no qual o músico conversa e leva um som com pesos-pesados e talentos da nova geração da música. A empreitada caiu no gosto do público, ganhou temporadas com participações memoráveis (Hermeto Pascoal, Antonio Adolfo, Ed Motta e Ximbinha são algumas delas), sendo assistida também em países como França, Japão e nos EUA. O cantor e compositor Lenine fecha a temporada deste ano, de dez programas, exibidos entre julho e agosto, e realizada através do edital Chamada Petrobras Música em Movimento. O encontro será exibido hoje, quinta-feira (02 de setembro), às 11h, no canal da atração no YouTube.




A temporada deste ano contou com dez convidados. Ela foi aberta em julho pelo sanfoneiro Mestrinho e contou com as participações de compositores consagrados como Oswaldo Montenegro e Lô Borges, passando por instrumentistas como o guitarrista Mozart Mello, e pianistas como Maria Theresa Madeira e Amaro Freitas, culminando nas jovens cantoras Ellen Oléria, Indiana Nomma e Vanessa Moreno. As demais entrevistas estão disponíveis no YouTube.


O café era, até pouco tempo, na casa do Nelson. Todas as temporadas foram de fato gravadas no apartamento do músico, no bairro do Jardim Botânico, com a família (mulher e filhos) atuando nos bastidores, dividindo-se entre a produção e os trabalhos técnicos. A atração completou cinco anos em 2020, e o plano era o de cair na estrada, promovendo encontros em diferentes estados com artistas locais. O que ninguém imaginava é que aquele ano seria atípico – para a humanidade como um todo. A pandemia fez com que a ideia fosse adaptada. Nelson trocou a casa pelo estúdio, onde, cercado por equipe diminuta, recebe seus convidados, seguindo à risca as exigências sanitárias e de distanciamento social.


Nelson costuma conciliar os afazeres do apresentador com os do instrumentista. Ele é também professor (é autor de sete livros e coordenador da escola de música Fica a Dica Premium). As gravações acontecem agora de forma remota. O mesmo vale para as apresentações e até mesmo para os festivais de música ou de jazz. A Cultura encontrou no âmbito virtual uma forma de (sobre)viver.


Num país onde há muito mais oferta de trabalho do que exatamente de emprego, é comum muitos músicos se desdobrarem em mil. Não à toa, definem-se como multi-instrumentistas. Nelson Faria é um grande instrumentista que vem revelando-se um multiartista. Sua faceta de youtuber é a mais recente delas, mas não a menos surpreendente. Num país onde o termo youtuber fica cada vez mais banalizado, Nelson Faria é a prova de que unir talento e conteúdo faz toda a diferença.



 

Informações gentilmente cedidas por:

Chevalier Comunicação

Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page