top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

"Na Aba do Meu Chapéu": A Fase Country de Chitãozinho & Xororó

Por: Guilherme Moro


No ano de 1998, 24 horas após a morte do cantor Leandro, a dupla Chitãozinho & Xororó lançou o seu 22º álbum de estúdio: “Na Aba do Meu Chapéu”, o último da dupla pelo selo Polygram.

Gravado em cinco estúdios diferentes, o disco marca a fase mais country da carreira da dupla. Não a toa, as bases foram gravadas em Nashville. O álbum é recheado de influências de artistas estadunidenses como Garth Brooks, Billy Ray Cyrus, Brooks & Dunn, Collin Raye e até de artistas da cena folk americana como Don McLean. O disco é revolucionário para o sertanejo e influenciaria artistas contemporâneos como a dupla Fernando & Sorocaba.


Chitão & Xororó sempre foram pioneiros quando se trata de novas sonoridades dentro do sertanejo. Eles foram os primeiros artistas do Brasil a gravar uma canção country, ainda em 1985, quando os ritmos do momento eram as famosas guarânias e canções rancheiras. A música em questão, leva o nome de “Ela Chora Chora” e foi composta por Alcino Alves, Rossi e Xororó.


O disco vendeu cerca de 500 mil cópias e embalou hits como “Deixei de Ser Cowboy Por Ela”, “Eu Menti”, “Pura Emoção” e “Na Aba do Meu Chapéu”. Com a produção musical de Guto Graça Mello e José Homero Bettio o álbum teve as cordas gravadas no AIR Studios (Estúdio de George Martin, Produtor dos Beatles) em Londres. Esta obra contém diversas versões de músicas originalmente cantadas e gravadas em inglês, fato esse que gerou um “burburinho” nos veículos de comunicação na época de lançamento do disco.

Em uma entrevista concedida à Folha de São Paulo, em 1998, Chitãozinho foi perguntado sobre as críticas sofridas por artistas que gravam versões de sucessos da língua inglesa e respondeu de “bate-pronto”: "Versão tem que saber fazer, é perigoso. Mais difícil do que fazer música inédita".

Fato é que a dupla sempre gravou boas versões e neste álbum não foi diferente.


A obra teve cinco singles: “Eu Menti”, “Por Esse Amor”, “Deixei de Ser Cowboy Por Ela”, “Na Aba do Meu Chapéu” e “Aí Maria”. Destes cinco, três músicas viraram hits da dupla e dificilmente saem do repertório de shows.


As baladas românticas lado B como “Te Esquecer é Impossível”, “Casa e Comida, e “Tarde Pra Pedir Perdão” são os pontos altos deste disco. De fato, o repertório presente neste álbum é um os melhores da extensa carreira da dupla. Sempre mantendo as raízes, a dupla inclui a moda sertaneja “Saco de Ouro” e a icônica canção mexicana “El Rey”.


“Coração de Fora” não entra no repertório de shows da dupla já há algum tempo, assim como as baladas “Enamorado e Sonhador” e “Lágrimas”. Esta ultima foi regravada pela dupla em 2011, no DVD de comemoração aos 40 anos de carreira. “Pura Emoção” já não era mais inédita neste disco, pois havia sido lançada um ano antes, em uma coletânea.

Infelizmente nem todas as músicas deste álbum foram aproveitadas pela dupla, devido ao grande repertório que possuem.


“Na Aba do Meu Chapéu” entrou para a história da música sertaneja e foi um divisor de águas na carreira de Chitãozinho & Xororó.


No ano seguinte a dupla lançaria o álbum “Alô”, já com a Universal Music instaurada no Brasil. Este álbum sucessor tem uma sonoridade bem diferente do em pauta, tanto é que a gravadora vendeu e rotulou o álbum como “O mais pop da careira de Chitãozinho & Xororó”.


Gostou da resenha? Para conferir todas as nossas postagens, CLIQUE AQUI.


Siga o blog nas Redes Sociais: Facebook, Instagram


Apoie essa ideia! Ganhe prêmios e receba conteúdos exclusivos: APOIA.se Blog Música Boa




bottom of page