top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Monkey Jhayam e Black Mantra se unem no single "Terra do Sol"


Nesta quarta-feira (19) Monkey Jhayam e Black Mantra disponibilizam em todas às plataformas de streaming o single "Terra do Sol", via Ditto Music.


"Terra do Sol" é o single de estréia e também nomeia o EP do projeto que junta duas linguagens artísticas paulistanas expressivas: Monkey Jhayam, cantor e compositor, figura emblemática da cultura sound system e a big band de Funk e Soul, Black Mantra


E na segunda quinzena de Abril, o EP "Terra do Sol" que é fruto desta parceria nasce com três faixas: "Terra do Sol", "De Boa" e "Vitrola".


Nos encontros de criação entre banda e o compositor, a música "Terra do Sol" nasceu de maneira coletiva e se destaca entre as outras por propor uma junção de elementos do afrobeat, ritmo africano mesclado ao funk setentista e a música nordestina.





A letra da música, assinada por Monkey Jhayam, sincretiza as vivências de um sobrevivente urbano, fazendo uma reflexão sobre os conflitos de poderes e crenças que perduram na sociedade por muitas gerações. Um paralelo ao clássico filme do cinema novo "Deus E O Diabo Na Terra Do Sol" de Glauber Rocha.


Ao longo do processo de pós-produção da música, surgiu a possibilidade da participação de Jorge Du Peixe (Nação Zumbi) e FurmigaDub. Jorge com seu timbre de voz único interpreta uma parte da letra que segundo Monkey Jhayam, foi criado já pensado nessa possibilidade dando mais sentido na dinâmica e na estrutura do som e Furmiga toca rabeca, instrumento de origem Árabe que já é uma das marcas registradas do músico e produtor de João Pessoa, marcando um momento de transição onde a música se transforma do Afrobeat de Fela Kuti para o Baião de Luiz Gonzaga abrindo assim o portal para essa conexão.


As cantoras Luana Jones e Srta Paola somam potência nos coros e backing vocals de todas as músicas assim como o percussionista Raphael Coelho assina as incríveis percussões que esse EP traz, em seus diferentes climas.


A mixagem e masterização ficou por conta do produtor e engenheiro de som Mike Pelanconi aka Prince Fatty, que já trabalhou com artistas como Lily Allen, Gregory Isaacs, The last Poets, Hollie Cook e desde 2017 tem uma conexão direta e uma troca músical frequente com Monkey Jhayam.


E no dia 28 de abril (sexta-feira) Monkey Jhayam e Black Mantra sobem ao palco da Comedoria do SESC Pompéia para o lançamento do EP "Terra do Sol".


O show é inédito e traz além das faixas do EP uma nova linguagem musical, construída com o encontro entre os dois repertórios e universos artísticos. Agora juntos lapidam novas sonoridades e possibilidades.

Comments


bottom of page