top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Mariana Zwarg faz show em homenagem a Hermeto Pascoal

A partir de 5 de maio, 6af, Mariana Zwarg se apresenta no Rio de Janeiro em homenagem ao seu padrinho com show Flauta Universal: uma homenagem à Hermeto Pascoal, com músicas inéditas do compositor, com arranjos originais de Mariana para partituras que recebeu do seu padrinho Hermeto em um envelope. A instrumentista estará acompanhada da convidada Aline Gonçalves e pelos músicos do Mariana Zwarg Quinteto Universal, composto por Ajurinã Zwarg (bateria), Johannes von Ballestrem (piano), Paulio Celé (guitarra) e Sá Reston (baixo).



A estreia no dia 5/5 acontece na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, às 21 horas, no dia 12/05 (6ªf) o show é na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, às 19 horas, no dia 13/05, sábado, na Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha, em Guaratiba, às 19 horas e, no domingo, 14/05, na Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, às 17 horas.

No repertório de Flauta Universal: uma homenagem à Hermeto Pascoal, músicas inéditas que Mariana Zwarg recebeu em sua casa, em um envelope com 30 partituras originais, manuscritas e inéditas, enviadas por Hermeto, seu padrinho. No dito envelope, um bilhete com a recomendação para que as músicas não ficassem guardadas. Foi em junho de 2021, mês de aniversário do mestre Hermeto Pascoal e foi assim que nasceu o show que Mariana apresenta de forma amorosa em espaços populares.

No show que circula pelos bairros da cidade, Mariana apresenta dez obras musicais recebidas de Hermeto Pascoal, em arranjos preparados por ela, especialmente para a formação musical do show. Nas apresentações, Aline Gonçalves (flautista, clarinetista, arranjadora e compositora, integrante do grupo El Efecto e integrante fundadora da Itiberê Orquestra Família) divide o palco da homenagem.

“Com o propósito de homenagear e difundir a obra de Hermeto Pascoal, os shows Flauta Universal: uma homenagem à Hermeto Pascoal também deseja tornar a música instrumental e a música universal acessíveis para diversas camadas da sociedade, para propiciar olhares múltiplos que aproxima conhecedores e leigos, e promove o que Hermeto nos traz como essência: a música é para todos”, reflete Maria Zwarg.

Na programação da circulação de Flauta Universal: uma homenagem à Hermeto Pascoal, a oportunidade de expandir conhecimentos com a “Oficina da Música Universal” ministrada por Mariana Zwarg em dois locais, na Sala Municipal Baden Powell e na Lona Cultural Carlos Zéfiro (abaixo, serviço com período e informações sobre inscrições).

Na “Oficina da Música Universal” a atividade de prática de conjunto onde a arranjadora apresenta e desenvolve elementos da Música Universal, como polirritmias e politonalismos a partir dos ritmos brasileiros, harmonia universal. Com a criação em tempo real, durante a oficina, a música desenvolvida durante a atividade será apresentada pelos participantes na abertura do show que acontece no mesmo local do estudo. O “Workshop O Legado de Hermeto Pascoal” será ministrado para estudantes da rede pública de ensino, com informação sobre a vida e obra de Hermeto Pascoal e atividades práticas de experimentação da música universal, utilizando instrumentos, voz e percussão corporal

Hermeto Pascoal dispensa apresentações, considerado um bruxo do mundo dos sons, inspirou e inspira gerações de música e músicos. Com sua linguagem livre e despojada abraça o mundo com suas inventividades sonoras. Sua obra atravessa fronteiras, enquanto, aqui, inspira a criação da arranjadora e instrumentista, Mariana Zwarg que, com sua criatividade ímpar, passeia pelas músicas de Hermeto Pascoal com assertividade e clareza. Levando ao público a sua visão original sobre a obra deste grande músico.

Neste trabalho, a artista convida a flautista Aline Gonçalves, que tem grande experiência com a linguagem da música universal, tendo já participada da gravação de um disco de Hermeto Pascoal, o Mundo Verde Esperança. Sua trajetória como instrumentista e instrutora de música é profundamente influenciada pela música universal, e neste encontro com Mariana Zwarg, traz sua flauta para reverenciar Hermeto Pascoal.

Comentários


bottom of page